2012/10/22

Novo Arduino DUE estreia ARM de 32 Bits


Os fãs dos Arduino têm agora um novo brinquedo com que se entreterem: o Arduino DUE.

Este Arduino conta com um microprocessador ARM de 32 bits Cortex M3 da Atmel (84Mhz), oferece até 54 pinos de entrada/saída digital (12 deles podem ser usados como output PWM - humm... lembrem-me para fazer um post a explicar o que é o PWM! ;) 12 inputs analógicos (resolução de 12 bits), 2 outputs analógicos (também de 12bits), 4 UARTs, 2 portas USB, e ainda pinos SPI e JTAG.

Ter apenas atenção que a voltagem máxima nestes pinos de entrada/saída é de 3.3V e não de 5V. A alimentação da placa é feita com voltagens recomendadas de 7-12V.

Das duas portas USB, uma  permite que o DUE funcione como USB host, ligado a um teclado, rato, etc. - enquanto que a outra é usada para programação e debugging.

O DUE é o primeiro Arduino a dar uso a um CPU ARM de 32bits, e por isso mesmo está numa classe à parte dos demais CPUs de 8 bits, permitindo efectuar cálculos mais complexos e mais rapidamente. Conta também com um controlador DMA que permite libertar o CPU quando se fazem tarefas intensivas de memória, e a capacidade de adquirir samples a velocidades de até 1000 ksamples/seg. Em comparação, um Arduino UNO ficava-se pelos 15 ksamples/seg. (Isto para controlar os sensores e outputs de um bicopter é que era! :)

Este Arduino DUE está disponível por 39€.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)