2012/10/22

Notícias do Dia

Hoje temos tantas coisas boas, que nem me atrevo a destacar apenas uma (se quiserem, espreitem a habitual secção final do "resumo da madrugada"). Mas para lá chegarem, terão primeiro que passar pelas notícias do dia.


Novo MegaUpload será Encriptado


Kim Dotcom poderá ainda não se ter visto livre das acusações (e provavelmente será coisa que ainda irá durar bastante tempo), mas o seu novo serviço MegaUpload promete já ter aprendido a lição: para além do futuro serviço permitir que milhares de diferentes servidores por todo o mundo se possam juntar a esta rede, todos os dados serão encriptados!

Desta forma, ninguém (nem mesmo as autoridades) poderão saber o que os dados são, a não ser que tenham a chave para aceder aos dados - que sendo pertença de um utilizador ou grupo de utilizadores - será bem mais difícil de descobrir.

Também posto de lado está a de-duplicação ao nível de ficheiros - que permitia poupar espaço, ao fazer com que, se mil pessoas enviassem a mesma música, seria apenas guardada uma cópia. Assim, se mil pessoas enviarem o mesmo exacto ficheiro, o mesmo será guardado 1000 vezes, cada um deles com a sua encriptação diferente com base da chave de cada utilizador.

Kim Dotcom diz que tratando-se de dados encriptados a que "ninguém" tem acesso, deixa de ser possível às autoridades alegarem que os dados são ilegais e que têm que ser removidos. Segundo os pareceres dos seus advogados, a única forma de tornar o serviço ilegal seria... ilegalizar as encriptações!



LG com família completa para Windows 8


Tablet, slider, PC all-in-one... a LG não deixará ninguém de fora com a sua gama de equipamentos para o novo Windows 8 da Microsoft.

Não sei até que ponto é que o Windows 8 irá afectar o panorama actual dos computadores, mas considerando que só hoje já dei por mim a tentar "tocar" no ecrã de 2 computadores diferentes (e sem que tenham touchscreen)... acho que estamos mesmo a precisar que todos os ecrãs/computadores/portáteis, passem a ter "touch".

Não é que seja prático para tudo... mas que evitam estes embaraços, lá isso evitam! :)


Motorola Solutions cria Concorrente do Google Glass

Não deixa de ser curioso que enquanto os smartphones e tablets avançam de vento em popa, há quem não deixe de explorar o futuro que os poderá tornar obsoletos, sob a forma de coisas como o Project Glass do Google, ou deste computador "sem mãos" da Motorola.

De aspecto mais "tosco" que a proposta do Google (ainda é apenas um protótipo), a ideia é a mesma: ter um aparelho que se possa usar sem ter que recorrer às mãos, respondendo a comandos de voz e permitindo visualizar informação mesmo à frente dos olhos.

Para clarificar, não é a Motorola Mobility, que agora pertence ao Google, que desenvolveu este produto; mas sim outra divisão: a Motorola Solutions.

Acham que será mesmo este o caminho para o futuro? Ou acham que será difícil convencer as pessoas a usar "óculos"?


Custo de Fabrico do iPad Mini de $195?
Analistas dizem que o custo de fabrico do futuro iPad Mini da Apple será de $195, e isso faz com que alguns apontem para que o iPad Mini mais barato vá ter um preço de venda ao público a começar nos $329 nos EUA.

Estes valores parecem ir contra os preços que tinham vindo a público anteriormente, e que referiam os 249€ para o modelo de base... mas... saberemos amanhã!

Continuo a ter curiosidade em saber o posicionamento "político" que a Apple irá dar a este Mini iPad - pois entre o iPod Touch e o iPad 2 e 3, não vai haver muita margem de manobra.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)