O Google quer transformar o YouTube na "TV" do século XXI, e por isso vai expandir o seu programa de apoio a alguns produtores de conteúdos seleccionados, para criar 60 novos canais no YouTube.
Isto não me surpreende nada - o que me supreende é ver a quantidade de pessoas "normais" que me vai dizendo que realmente já passa mais tempo à frente da TV a ver conteúdos do YouTube do que os canais tradicionais!
Com as novas TVs a terem acesso a este tipo de conteúdos na internet (ou usando algum dos económicos e compactos media player de custo acessível que andam por aí), parece-me ser uma tendência que irá aumentar cada vez mais no futuro. Pois nenhum canal de TV pode competir com a visualização do que se quer, quando se quer.
Não é caso para dizer que os operadores de TV por cabo têm estado parados - sendo o Timewarp da Zon um excelente exemplo; ou até o conceito do Meo Kanal (que no entanto "peca" por se fechar apenas na sua própria rede, e assim logo à partida deixa de fora todos os restantes milhões de pessoas em Portugal... e os muitos biliões no resto do mundo).
Mas... se o Google conseguir convencer os principais estúdios a colocar as suas séries mais populares no YouTube, e arranjar forma simples e eficaz de permitir o acesso pago a preços atractivos... parece-me fácil ver no que irá resultar. Infelizmente, por agora tudo isto depende daqueles grandes "se" - já que está a ser complicado a alguns dos intervenientes aceitarem que isto é inevitável, e que na verdade não é uma questão de "se", mas sim de "quando" - e quanto mais adiarem, mais espaço vão dando para que mais concorrência e programas alternativos surjam no YouTube.
2012/10/08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu sou daquelas pessoas "normais" que assiste mais You Tube que a tv tradicional. Tenho vários canais assinados e recebo diariamente vídeos novos dos mesmos. Nesse tempo de informação "right now" o You Tube utiliza muitas vezes o Twitter como "angariador" de visualizadores e também de comentadores (vide a recente integração de comentários via Twitter).
ResponderEliminar