2012/11/20

Como Colocar um Start Menu no Windows 8


Embora o Windows 8 prometa ser muito mais fácil de utilizar - e certamente será o caso em dispositivos "touch" - o que é certo é que o facto da Microsoft ter decidido abandonar um dos elementos mais identificativos e característicos que foi lançado com enorme pompa e circunstância com o Windows 95... irá causar algumas frustrações a muitas pessoas. Sim, refiro-me ao abandono do "start menu".

Mas, para quem não estiver disposto a viver sem o start menu, há alternativas que podem ajudar a minimizar o problema, como este Classic Start Menu (e dicas para a sua configuração) que nos foi sugerido por um leitor. Com este programa torna-se até possível escolher o estilo do menu que preferem: entre o Windows Clássico, o do Windows XP, ou o do Vista/Windows 7 - a par de muitas mais configurações avançadas ao vosso dispôr.

Embora eu recomende que tentem adaptar-se ao novo Windows 8, dando-lhe uma oportunidade por uma ou duas semanas "a sério" e sem a decisão final previamente já decidida enquanto o testam, é bom saber que caso cheguem à conclusão que não podem passar sem o start menu... é possível continuar a tê-lo.

2 comentários:

  1. Concordo. Ao princípio sente-se a falta do start mas depois acho que fica melhor sem ele... Estou mesmo a gostar do novo interfase. Cada dia que passa descubro coisas novas e confirmo que esta muito melhor. Para quem esta habituado aos OS mobile acho que não será grande problema, acima de tudo para quem usa o computador mais para entretenimento e alguma produtividade em word e excel.

    ResponderEliminar
  2. Continuo a achar que é muito bonito para quem tem um portátil com touchpad multi-touch. Para quem não o tem é muito pouco prático.

    Sinceramente ao fim de uma semana e pouco o Windows 8, vou instalar novamente o 7.

    Apesar de podermos usar o ClassicShell (e outras versões a pagar) para colocar o Start, para além de o feelling não ser o mesmo o seu uso é um pouco diferente e custa a habituar.

    Se um user que vai instalar o Windows 8 for como eu, que faz praticamente tudo a partir do Start (Find and Run), bem que se vai ver à nora...

    Sinceramente o Metro UI é muito bonito para usar num touch screen. Porque a experiência a usar o rato não me agradou anda.

    Conclusão. Acho que é bonito e bom de usar em certas condições especiais, como no caso do Surface ou algo do género (sim, já usei, e é bastante aceitável). De resto só me dá vontade de instalar o Windows 7.

    ResponderEliminar