2012/11/21

Computador Digital Reactivado após 61 anos


Querem saber o quanto se evoluiu em 61 anos? Então espreitem este computador que foi agora reactivado. Ligado pela primeira vez em 1951, este "potente" computador foi usado para a investigação atómica, e lia os seus programas através de fita perfurada, guardando os dados memória volátil e usando relés para fazer os cálculos. O resultado era depois apresentado em fita perfurada ou numa máquina de escrever electromecânica.

A sua memória era composta por tubos de vácuuo ("dekatrons") capazes de guardar um valor númerico (de base decimal), e no total continha 40 bancos de 8 "dekatrons" - ou seja, podia ter em memória 40 números de 8 algarismos cada.

Se a sua memória não impressiona ninguém, a sua velocidade muito menos: multiplicar dois números poderia demorar entre 5 a 10... segundos.

No entanto, os seus utilizadores apreciavam a sua estbilidade, e desde que lhe dessem "fita" para processar, os resultados iam sendo apresentados. Um dos seus utilizadores refere umas férias de Natal-Ano Novo, em que o computador ficou 10 dias a trabalhar ininterruptamente e sem intervenção humana, e quando regressaram ele continuava alegremente a fazer as suas contas. Algo que... nos dias de hoje infelizmente se vai tornando cada vez mais raro - ou por crashes, ou bugs, ou simplesmente pelos inconvenientes updates quase diários a que actualmente estamos sujeitos.


Só por curiosidade, se quisessem que este computador efectuasse uma multiplicação para cada um dos pixeis de um ecrã FullHD (para aplicar um filtro, por exemplo), e considerando apenas o tempo de 5s por multiplicação (ignorando o tempo de leitura da fita e de escrita do resultado), teríamos que processar:

1920x1080 pixeis  x 3 bytes (RGB) = 6220800 bytes.

Vamos também imaginar que tinhamos optimizado o processo de forma a que pudessemos dar uso aos seus bancos de registos, para processar simultaneamente 40 pixeis RGB de cada vez, pelo que então teríamos:

1920x1080 pixeis / 40 operações = 51840 operações

Demorando 5 segundos em média para cada multiplicação:

51840 x 5s = 259200 seg = 72h = 3 dias(!)

Sim, 3 dias apenas para fazer algo que actualmente pode ser feito em menos de 10ms usando os actuais CPUs/GPUs. Portanto... parece-me que não seria computador onde se pudesse jogar um Crysis! ;)

2 comentários:

  1. Desculpem a ignorância mas neste caso não seria computador analógico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor, não é mesmo digital.

      Ser "digital" ou "analógico" não tem a ver com o tipo de material electrónico utilizado, mas simplesmente com a representação dos estados. Num computador "digital", os estados são 0 ou 1, independentemente destes serem representados por voltagens de 0-1V, 1-200V, ou (levado ao exagero) baldes de água cheios e vazios.

      Eliminar