2012/11/10

Qual a origem do Sudoku?



Todos já terão ouvido falar do popular jogo Sudoku, ou até serem "viciados" neste puzzle numérico. Mas sabes qual a sua origem?

Por muito que este quebra-cabeça matemático seja associada ao oriente (nem que fosse pelo seu próprio nome), o Sudoku não foi criado em nenhum país asiático mas sim nos EUA. Foi concebido por Howard Garns, um arquitecto aposentado que tinha como hobbie a construção de puzzles. As primeiras publicações do jogo surgiram no final da década de 70 em revistas especializadas em desafios e quebra-cabeças; e o seu nome original era "Number Place" - nome pelo qual continua a ser conhecido nos Estados Unidos.

Mais tarde em 1984, a maior empresa japonesa de quebra-cabeças, Nikoli, descobriu o jogo e levou-o para o país. Neste momento o nome Sudoku é uma marca registada dessa empresa e em japonês é uma abreviação para a expressão “os dígitos devem permanecer únicos”.

O jogo rapidamente se tornou num grande sucesso no Japão, onde os jogos numéricos são bastante mais  populares do que os jogos de vocabulário usados no mundo ocidental (devido ao seu alfabeto). Com a publicação destes puzzles na revista Times a partir de 12 de Novembro de 2004, o Sudoku regressou ao Ocidente, tornando-se no fenómeno que todos conhecemos actualmente.

Como última curiosidade, o número de Sudokus possíveis de realizar é de 6.670.903.752.021.072.936.960 (6.7 mil biliões). Ou seja, não se preocisam preocupar com o número de Sudokus que resolvem... pois dificilmente terão que enfrentar desafios repetidos.

(Nas nossas habituais contas "comparativas", se conseguissem resolver 1 Sudoku por segundo, significa que precisariam de mais de 211 biliões de anos para resolver todos os Sudokus possíveis. :)

Ah, e se alguma vez ficarem encravados... não se esqueçam que o Google já resolve Sudokus.

[por Pedro Cabido]

1 comentário:

  1. Não fazia ideia disto! Curioso, por acaso também sou viciado em Sudoku e já estava com medo de ficar sem puzzles xD

    ResponderEliminar