2012/11/17

Spark - um Casquilho Inteligente


Vários têm sido os projectos que têm surgido nos últimos tempos que tencionam revolucionar a forma como usamos as lâmpadas em nossas casas - lembram-se da LIFX?

Agora, passamos a ter mais uma proposta no Kickstarter, que de certa forma até faz mais sentido... Porque motivo deveremos investir em lâmpadas com controlo WiFi, se isso aumenta o seu custo, e quando se "fundir" irá tudo para o lixo?

Este Spark evita isso, ao ser apenas um casquilho inteligente que se pode ligar a qualquer casquilo normal, e no qual podemos encaixar qualquer lâmpada: incadescente, CFL, ou LED (preferencialmente com suporte para dimming).

Para além de permitir o controlo através do interruptor tradicional (fazendo um toggle rápido de "desligar/ligar") para ligar e desligar a lâmpada, o principal atractivo é obviamente a possibilidade de a podermos controlar via WiFi, usando uma App no smartphone, abrindo também novas possibilidades, como por exemplo: usar as lâmpadas como despertador, acendendo-as lentamente de manhã; desligar todas as luzes de casa quando se vão deitar, de uma única vez; ajustar a luminosidade quando estão a ver TV; fazer piscar uma lâmpada quando recebem um email ou mensagem urgente; ajustar a luminosidade no interior de casa em função da luminosidade exterior, para poupar energia.

O preço é de $59, o que não será propriamente barato, mas... considerando que pode ser usado múltiplas vezes, e com as lâmpadas que quisermos, não me parece uma má aposta.

1 comentário:

  1. Qq dia fritamos a cabeça em casa com tanto aparelho em "rede"... :)

    ResponderEliminar