2012/11/09

Teclado Virtual por Vibração



Que dizem à possibilidade de poderem escrever no vosso smartphone, usando uma simples folha de papel pousada numa superfície rígida?

Os teclados "virtuais" não são novidade, há até aqueles de aspecto futuristas que projectam as teclas com um laser, e que usam uma câmara para detectarem que teclas carregam. Mas este tem a vantagem de... não precisar de qualquer hardware adicional.

Este "teclado" é na verdade uma App que recorre aos sensores presente nos smartphones (acelerómetros), para medir as vibrações que ocorrem sempre que carregam nas "teclas". Para isso tem primeiro que ser ensinado, pedindo que a pessoa carregue em cada uma das teclas, para criar um perfil de vibrações para cada uma delas.

A fiabilidade na detecção é de cerca de 80%, sendo que na maior parte dos casos os restantes 20% conseguem ser corrigidos automaticamente por meio do dicionário.

Parece-me uma excelente ideia... nem que seja pelo simples facto de funcionar sem qualquer hardware adicional. Estão a imaginar chegar a qualquer lado e poderem desenhar um teclado em papel, pousarem-no numa mesa, e começarem a escrever?
(Ou, para quem tiver boa memória posicional... escrever até sem folha de papel de referência. Até pareceria magia! :)

[via the Inquirer]

4 comentários:

  1. E que aplicação é essa? Ou ainda não existe?

    ResponderEliminar
  2. Esquece, ja percebi que esta apenas em desenvolvimento :)

    ResponderEliminar
  3. Ou para criar um teclado personalizado/optimizado em função de tarefas específicas

    ResponderEliminar
  4. Só queria ter sido eu a lembrar-me disto!! LOL que ideia fantástica! Fico à espera de novidades! :)

    ResponderEliminar