2012/11/09

Hamlet (quase) Completo no Ecrã do iPad


Embora as actuais tendências de design tenham feito com que em muitos casos, quanto maiores os ecrãs e a resolução disponível... menos informação se apresente no ecrã(!) - há quem se lembre de explorar o extremo oposto, relembrando-nos a incrível quantidade de informação que um ecrã moderno de alta resolução é capaz de apresentar.

No caso que vos trago hoje, foi alguém que se lembrou de colocar quase a totalidade de Hamlet no ecrã de um iPad!

Sim, foi possível colocar 75% de todo o texto de Hamlet num único ecrã (obviamente, recorrendo a um tipo de letra com apenas 4x6 pixeis de altura), o que equivale a 65 páginas de texto. Não se pode dizer que vá ser o texto mais agradável de ler, já que no ecrã de 2048x1536 pixeis do iPad, isto significa que cada letra tem apenas 0.38 x 0.58mm - sim... letras com cerca de meio-milimetro de tamanho, mas que serão legíveis caso se aproximem do ecrã (ou usem uma lupa.)

Suspeito que se irá tornar uma nova moda. E se no iPad "retina" se pode por 75% de Hamlet... imagino que mal o Nexus 10 saia cá para fora, alguém se divirta a fazer o mesmo com os seus ainda mais impressionantes 2560x1600 pixeis. :)


A mim, faz-me recordar os tempos na escola onde passei por uma fase de letra de tamanho o mais reduzido possível (provavelmente inspirado pelas histórias de espiões e das mensagens em micro-pontos e microfilmes)... e tinha grande orgulho em conseguir condensar em meia página o que outros ocupavam 4 ou 5 folhas de um lado e doutro. Mas depois de num teste ter recebido um risco vermelho de alto a baixo com a mensagem da professora a dizer que se recusava a usar uma lupa para ler o que tinha escrito... a mania passou. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)