2012/11/15

Traição no CyanogenMod deixa Domínio como Refém



Há situações que nos fazem pensar "como é possível?"... e ontem tivemos um novo episódio que - felizmente - já resultou num final feliz. A célebre comunidade de desenvolvimento Cyanogen descobriu ontem que um dos seus membros de confiança estava a fazer-se passar pelo principal responsável, procurando fazer parcerias e negócios em nome dele. Quando confrontado pelos restantes membros, a sua reacção foi... infantil. Estando o domínio cyanogenmod.com a seu cargo, usou-o como "refém" e disse que só o disponibilizaria caso lhe pagassem 10 mil dólares!

A equipa CM prontamente denunciou o caso e recusou prontamente a pactuar com esta situação, conseguindo obter o controlo sobre as contas de Twitter e Facebook (que também estavam a cargo deste membro), e dar início aos procedimentos para tentar resolver a questão do domínio, começando pela criação do novo domínio cyanogenmod.org.

Uma situação vergonhosa, e que - como disse inicialmente - felizmente já está resolvida: o tal membro responsável por este triste incidente já se tentou redimir, cedendo o domínio sem quaisquer condições. Mas, como se pode imaginar... não será por isto que a sua reputação voltará a ser o que era.


Servirá este episódio para relembrar que mesmo na internet, as comunidades são feitas por pessoas - e que, tanto no domínio digital, tal como no mundo real, também essas pessoas são capazes de nos surpreender, desiludir e até, como neste caso infelizmente ficou demonstrado, trair completamente a nossa confiança.

Certamente este incidente servirá para que a comunidade Cyanogen se fortaleça e cresça de forma mais sólida que nunca, mas... melhor teria sido que isso tivesse acontecido de forma mais natural e sem este "sobressalto".

5 comentários:

  1. Meias verdades. O sujeito em questão era o detentor do domío. Só o cedeu. Perguntaram- lhe quanto queria pelo domínio e ele disse, meio a brincar, $10k.
    Tentaram tirar-lhe os acessos mas ele antecipou-se.

    Por que razão só contam a história de um dos lados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os negócios que ele alegadamente andava a fazer fazendo-se passar pelo outro? Também terão sido só meia-verdade?

      Eliminar
    2. Continua a não ser imparcial por só dar crédito a um dos lados, já leu a versão do sujeito? Se não leu vá ler.

      Eliminar
    3. Sim já li. Mas ele limita-se a dizer que era ele que sempre teve o domínio... nem sequer aborda o assunto de se ter feito passar por outras pessoas - e tem bloqueado quem lhe pergunta para esclarecer a questão.

      Portanto... continuo a dar mais credibilidade ao resto da equipa que criou toda esta comunidade.

      Eliminar
  2. "Servirá este episódio para relembrar que mesmo na internet, as comunidades são feitas por pessoas - e que, tanto no domínio digital, tal como no mundo real.."

    É sempre o mundo real. As acções feitas no digital, são pessoas do mundo! Portanto... é sempre o mundo real :)

    ResponderEliminar