2012/12/13

Executivo da Samsung Confessa Usar Apple - e "Fanático" Apple muda para Android

A Apple parece ter tido uma grande oportunidade publicitária, depois do alto executivo da Samsung (Chief Strategy Officer) Young Sohn ter confessado que em casa usa equipamentos da Apple (Mac, iPad e iPhone).

Não me parece nada de muito "estranho", tirando talvez a franqueza e honestidade que nem sempre é habitual nesta área, com muitos colaboradores e executivos a dizer bem dos seus próprios produtos - cegamente - e sem querer admitir o que a concorrência faz melhor. Neste caso, Young Sohn diz que o facto de usar material da Apple serve de exemplo para aquilo que a Samsung ainda tem que fazer, para melhorar ainda mais os seus produtos e aproximá-los daquilo que os consumidores desejam; o que me parece bem positivo. (Embora, qualquer dia esteja a ver a Samsung a seguir a táctica do Facebook, que obrigou o seu pessoal a andar com Androids, para que se sentissem "inspirados" a criar uma App decente para a plataforma - que entretanto já saiu, em versão nativa... mas apesar de ser mais rápida parece continuar a ser a mesma confusão.)


No entanto, não se pense que esta notícia é uma grande vitória para a Apple; pois nesta mesma semana temos também um caso inverso. Guy Kawasaki, bem conhecido no panorama digital, e confesso evangelista de tudo o que era Apple (bastará dizer que foi o fundador do popular site Cult of Mac), passou agora a ser um dedicado fã... do Android.

Portanto, parece que estamos numa fase onde consumidores descontentes (ou simplesmente "cansados"), podem facilmente encontrar aquilo que procuram no "outro lado". Eu próprio conheço alguns casos bem próximos, de colegas e amigos que eram verdadeiros "fanáticos" por uma ou outra plataforma, e que desde então já mudaram radicalmente de opinião e se tornaram "fanáticos" da plataforma concorrente.

A mim não me choca nada que o façam (todos temos direito a mudar de opinião) - só acho uma certa piada a que apregoem tantas "certezas" e sejam tão intransigentes numas alturas... e pareçam não aprender nem com os seus próprios exemplos.


No meu caso pessoal, que estou de consciência tranquila, pois já me chamaram simultaneamente de fanboy da Apple e do Android (com poucos minutos de intervalo), o que digo é que o melhor é estar informado sobre os diversos equipamentos e plataformas - estudar e explorar um pouco - e depois tomar uma decisão com base em dados concretos e não em "mitos" que muitas vezes são criados por pessoas que nunca sequer perderam cinco minutos a experimentar aquilo de que falam mal.

Continuo à espera do produto ideal - que neste momento seria uma mistura de coisas do Android (a sua versatilidade), do iOS (a sua velocidade e optimização), do Windows Phone (a integração das redes sociais), e até do WebOS (cujo multitasking e gestão do relacionamento entre Apps ainda hoje serviria de referência para que os outros copiassem bem).

5 comentários:

  1. Carlos, concordo 100% com o ultimo parágrafo! Nao ha dispositivo ideal! Eu uso Windows Phone 7.5, tenho um iPad e um Android... Bem misturados davam algo genial! :)

    ResponderEliminar
  2. Estive a ler a entrevista do "estratega" da Samsung e claramente não é uma entrevista em que se põe o microfone à frente do entrevistado que se precipita e diz umas inconfidências, de que mais tarde se arrepende mas já é tarde.

    Se tivesse sido uma inconfidência, como me pareceu ao princípio, ele já era o ex-estratega da Samsung.

    Acontece que é uma entrevista daquelas em que é dado ao entrevistado a oportunidade para rever as respostas (ou, o que é o mesmo, são-lhe dadas previamente as perguntas para fazer uma declaração que passa por entrevista). Ou seja, não foi o estratega que falou a título pessoal (nem isso é possível com orientais), foi a Samsung.

    Sendo assim, os elogios ao eco-sistema Apple e as referências a que usa (sempre usou) Mac e agora iPhone e iPad (além do Galaxy que diz que é melhor), sendo surpreendentes, têm que ter uma explicação - vem aí um armistício entre a Apple e a Samsung. Depois do acordo Apple/HTC e dos rumores de um próximo acordo Apple/Motorola(Google) faz sentido.

    Pacifica-se a área dos dispositivos mobile e a Samsung dedica-se à área que promete dar mais dinheiro - cuidados de saúde à população idosa. Que raio de cadeira de rodas Samsung (ou será Apple ?) é que eu irei comprar (se puder) daqui a uns anos ? Terão integração com com o S Voice (ou Siri) ?

    ResponderEliminar
  3. O ultimo paragrafo fala de um dispositivo perfeito, englobando características de três plataformas como justificação. A meu ver isso é algo teoricamente impossível, existem sacrifícios que podem/devem ser feitos... Afinal de contas, o verdadeiro problema não está na tecnologia, mas sim "em quem a usa".

    Isto faz-me lembrar o meu professor de programação aplicada, que dizia que em termos de interfaces gráficas, a solução nunca será utópica, existirão sempre problemas inerentes à explosão exponencial tecnológica. Por outras palavras, o aparelho/interface perfeito só será obtido com a aproximação da constante explosão tecnológica, ao que é biológico. Apenas a ausência de interfaces físicas/gráficas (botões, teclados, ecrãs, gráficos, menus) permitirá a quase perfeita integração da tecnologia com quem somos, seres biológicos.

    Até aí, problemas existirão, com a natural concorrência inerente ao ser biológico que somos, até que exista uma consciência universal...

    ResponderEliminar
  4. Não há dúvida que o Android está a ganhar terreno e corrigir muitas da falhas que tinha. O windows mobile a mesma coisa. A Apple tem que inovar no iOS no próxima ano, caso contrário, está em risco de perder mais quota de mercado. Faz lembrar o multitask, o copy-paste, que demoraram, mas chegaram com um nível de implementação inovador e até superior.
    A concorrência constroi o ecossistema que desesperadamente precisa, do que a Apple inova no interface. Resta saber quem será mais rápido a colmatar a suas lacunas.

    ResponderEliminar
  5. pfff, ó Carlos, és mesmo webos fanboy. :P

    ResponderEliminar