2012/12/04

Facebook Messenger para Android... dispensa Facebook


Não há falta de apps de envio de mensagens entre smartphones, e que muitas pessoas utilizam cada vez com maior frequência para fugir a tarifários onde as SMS (que estão a celebrar o seu 20º aniversário) são cobradas a preço exorbitante. No entanto, podemos separar todas estas Apps em duas categorias: as que obrigam a criar e registar uma conta no seu serviço... e as que dispensam esse passo.

Tem sido esse um dos grandes factores que tem levado ao sucesso de algumas apps sobre as demais, já que é inegavelmente mais prático poder instalar uma App e rapidamente (e automaticamente) ter os nossos amigos lá metidos... do que andar a criar uma conta num novo serviço, etc. etc.

Surpreendentemente, também o Facebook optou por usar este trunfo. A app Facebook Messenger, que até ao momento obrigava ao login com uma conta do Facebook, passa agora a estar disponível para todos - mesmo para quem não tenha uma conta no Facebook!

Um ataque claro às apps de mensagens mais populares - como o WhatsApp - e que embora esteja por agora limitado à App Android e apenas nalguns países, deverá em breve expandir à versão iOS e ao resto do globo.

Pessoalmente, nunca tinha sentido necessidade de instalar sequer esta App... mas assim sendo, penso que até poderei reconsiderar. O que me chateia é sempre a mesma coisa... a fragmentação entre as múltiplas formas de contacto: o que fazer quando depois se tem uns amigos no Skype, outros no WhatsApp, outros no Facebook, outros no Google+, etc. etc? Torna-se impraticável estar em todo o lado...

4 comentários:

  1. Não man para as ultimas existe uma app chamada imo. Só não funciona com o what's app e viber.

    ResponderEliminar
  2. Não man existe uma app que resolve isso o imo, á excepção do what's app e viber.

    ResponderEliminar
  3. O que essas apps de envio de mensagens têm todas em comum é que necessitam que estejas ligado à net (wifi/dados) para poderes comunicar.

    Ora, se estás ligado à net, a meu ver, isso faz o mesmo que um simples e-mail, e que normalmente já vem instalado de origem em qualquer smartphone. Para além através do e-mail é possível responder não só através do smartphone mas também através de qualquer dispositivo com internet.

    ResponderEliminar
  4. Isto é possível em Portugal? Tenho a última atualização do Facebook Messenger e preciso de possuir conta/ criar conta para utilizar.

    ResponderEliminar