2012/12/07

Google acaba com Google Apps Gratuito


Tenho que dizer que até estou admirado terem demorado tanto tempo a tomar esta decisão: o Google terminou com o Google Apps gratuito. Não se assustem, pois não se trata de começar a cobrar pelo acesso aos Google Docs, Calendário, etc. de uso público - esses continuam gratuitos - dizendo apenas respeito aos utilizadores do serviço Google Apps, vocacionado para uso empresarial/comercial - embora também fosse usado por muitas pessoas individuais.

Até ao momento, era possível aceder a uma conta do Google Apps gratuita; sendo que só as empresas com necessidade para mais de 50 utilizadores (ou mais espaço nas inbox, ou acesso a serviço de apoio ao cliente 24/7) pagavam: $50 por utilizador, por ano.

Agora o Google "simplifica" a coisa, que passa a ser claramente orientada apenas para uso empresarial, mesmo que seja apenas uma empresa de uma única pessoa: com todas as novas contas Google App a serem pagas, mesmo para um único utilizador. Assim, ao contrário das contas antigas gratuitas, todos passam a ter acesso à mesma qualidade de serviço "empresarial" (com caixas de 25GB, suporte 24/7, e uptime garantido de 99.9% sem interrupções).

Para os utilizadores "normais", o Google recomenda que utilizem o serviço gratuito, com as contas normais que disponibiliza para todos. E assim evitará também partes das críticas que muitos utilizadores "gratuitos" fazem continuamente, pelo falta de serviços que estão disponíveis para os utilizadores comuns, mas que tardam a ser integrados nas contas Google Apps.

(Se no entanto têm uma das contas Google Apps gratuitas, não precisam ficar preocupados, pois poderão continuar a usá-las - só não será possível criarem contas novas a partir de agora.)


Já se o vosso caso for de uso empresarial, e não estiverem dispostos a pagar pelo "novo" Google Apps, poderão sempre considerar algumas alternativas.

2 comentários:

  1. Criei uma conta no google apps ha cerca de 3 meses, em boa hora o fiz :)

    ResponderEliminar
  2. Fiz uma conta no google apps no dia 5 :) Que tangente!

    Agora tenho uma dúvida - se me puderem esclarecer:

    A conta nova ficou no modo Google Apps for business Trial.
    Pretendo fazer downgrade do trial para a versão Free.

    Consultei estas instruções http://support.google.com/a/bin/answer.py?hl=en&answer=60755, mas agora tenho duas opções depois de escolher "Cancelar Google Apps for Business"

    Opção 1: Alterar para o Google Apps
    Perderá as opções avançadas do Google Apps for Business, incluindo suporte. Só pode escolher esta opção se tiver menos de 10 utilizadores.

    Opção 2: Cancelar o Google Apps for Business
    A sua subscrição ao Google Apps for Business será cancelada e as licenças serão eliminadas. Todos os seus utilizadores com licenças do Google Apps for Business perderão acesso aos serviços. Primeiro, a sua subscrição será suspensa durante quatro dias, período no qual poderá anular o cancelamento da subscrição. Após quatro dias, cancelaremos definitivamente a sua subscrição e eliminaremos as licenças.

    Se escolher a opção 1 fico no modo Free?

    ResponderEliminar