2012/12/07

Domínio Próprio na CloudPT


Há uma funcionalidade bastante interessante que irá agradar a muitos (alguns, pelo menos) utilizadores do serviço CloudPT que está quase a "abrir ao público": a possibilidade de usar o serviço como alojamento das suas páginas web e demais conteúdos, e até usar um domínio próprio para o efeito.

Para o fazerem, terão apenas que criar uma pasta e partilhá-la publicamente, e depois poderão associar o vosso domínio personalizado (que terão que ter registado num serviço que vos permita editar os registos CNAME) à mesma, usando as configurações avançadas da pasta partilhada (dentro do "Ver Partilhas"->"Para todos").

No serviço onde registaram o vosso domínio - por exemplo, o www.xpto.com - necessitarão criar um novo registo CNAME, por exemplo "cloud", apontando para o endereço: customdomains.cld.pt

Assim, depois de associarem a pasta partilhada publicamente com o domínio cloud.xpto.com, poderão aceder ao que lá colocarem como se fosse o vosso servidor privado.


Instruções passo a passo, do nosso Nuno Barros:



  1. no gestor de DNS do vosso domínio, criar uma entrada CNAME do género cloud.dominio.pt a apontar para o endereço customdomains.cld.pt
  2. no CloudPT, criar uma pasta (ex: cloud), aceder a "partilhar" (seta azul no lado direito da pasta) e escolher a opção "partilhar para todos"
  3. ainda no CloudPT, clicar em "ver partilhas" / "para todos" e em seguida carregar em "configurações avançadas" que está no lado direito da pasta que pretendemos configurar
  4. finalmente, na nova janela, introduzir o endereço completo do subdomínio (ex: cloud.dominio.pt), carregar no símbolo "+" que aparece a verde e carregar em OK
  5. Após alguns minutos devem conseguir aceder ao vosso novo subdomínio e deverão ver uma mensagem a dizer "Nothing to see here, move along."
  6. Para acederem aos ficheiros que colocarem nesta pasta do CloudPT, têm que colocar o caminho específico para o ficheiro pretendido (ex: cloud.dominio.pt/ficheiro.jpg).
  7. Se quiserem podem também criar um ficheiro (ou mais) em formato HTML que estará acessível através do subdomínio cloud.dominio.pt (se lá colocarem um ficheiro index.html, este será apresentado automaticamente introduzindo apenas o subdomínio no browser, sem ser necessário indicar o index.html)



No entanto, não se esqueçam que não se trata de um servidor capaz de correr ficheiros PHP ou outras coisas "executáveis", mas apenas disponibilizar estaticamente os conteúdos que lá colocarem: como ficheiros HTML, imagens, filmes, músicas, e tudo o mais.

Por exemplo, se lá colocarem a vossa foto, depois poderão usar o link "cloud.xpto.com/foto.jpg" para lhe aceder ou usá-lo em qualquer outro local da web. (Para quem tiver um servidor no limite do tráfego disponível, pendurar imagens e outros ficheiros pesados na CloudPT será certamente algo que irão estar interessados em fazer - pelo menos até alguém abusar e a PT implementar um qualquer tipo de restrição para evitar estes casos.)

Portanto, mais que os 16GB disponíveis gratuitamente na CloudPT para todos os utilizadores, sem restrições, a PT também nos está a oferecer um serviço de alojamento para as nossas páginas e conteúdos. E sabendo-se tudo o que hoje em dia se pode fazer com javascript... olhem que ter apenas páginas estáticas já não é tão limitativo como o era nos inícios da web. :)

Actualização: está aberta a caça aos 16Gb! :)

6 comentários:

  1. Grande funcionalidade, será muito útil!

    ResponderEliminar
  2. Já tentei, mas não deve estar a funcionar para já.. No entanto, é excelente funcionalidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui funcionou logo à 1ª.
      No entanto pode ser que tenhas que esperar a propagação dos DNS ou coisa, imagino eu.

      Eliminar
    2. Já o fiz à tarde, e quando acedo ao URL ele direcciona para a CloudPT mas com erro. Tenho o ficheiro index.html na pasta e tudo devidamente configurado, no entanto nada :\

      Eliminar
    3. mesmo metendo o endereço URL completo com o index.html?

      Eliminar
    4. Eu também não estou a conseguir fazer este procedimento..

      Vejo efetivamente o nothing to see here (quer dizer que o dns esta a funcionar) mas quando meto o url o ficheiro dá o mesmo...

      Eliminar