2012/12/16

Google deixa de Suportar MS Exchange ActiveSync


O Google já anunciou as "limpezas de Inverno", e há bastantes serviços que vão ao ar - incluindo alguns que poderiam ser pouco utilizados, como as marcações em blocos pré-programados via Google Calendar; mas também outros que... não são assim tão pouco utilizados, como é o caso do Google Sync e o suporte para Exchange ActiveSync, o sistema que a grande maioria das pessoas utilizaria para sincronizar os seus emails, contactos, e calendários do Google com os seus programas nos computadores e equipamentos móveis.

O Google recomenda que se passe a utilizar o IMAP para o email, o CalDAV para os calendários e o  CardDAV para os contactos - mudanças que na maior parte dos casos, depois de configuradas, se comportarão de forma idêntica à da sincronização via Exchange (e possivelmente até com mais funcionalidades.)

O maior problema será certamente para os Windows Phone, já que a Microsoft não suporta o CalDAV e CardDAV nos seus equipamentos - ficando assim numa posição incómoda (e ainda por cima com o Google a dizer que não tem intenções de criar apps nativas para os Windows Phone ou Windows 8.)

No caso dos iPhones, ambos os protocolos são suportados - e interessará também referir que quem tiver os seus equipamentos já configurados para usar os serviços do Google via Exchange, continuará a poder usá-los. Este abandono apenas terá efeito para quem tentar fazer novas configurações a partir de 30 de Janeiro de 2013.

No caso dos Android... obviamente que não se têm que preocupar com este tipo de coisa - e poderá ser mesmo essa a intenção do Google: de complicar "um pouquinho mais" (ou "muito", no caso dos Windows) a utilização dos seus serviços nas plataformas concorrentes. Portanto... se são utilizadores dos produtos Google e têm interesse em comprar um Windows Phone 8, tentem fazê-lo antes do dia 30 de Janeiro, para evitarem dissabores (e restará sempre a possibilidade da Microsoft adicionar estes sistemas de sincronização ao seu Windows Phone).

3 comentários:

  1. E os Symbian/Belle!!!

    Eu uso e abuso do Exchange, e não estou com vontade de mudar para o outlook.com nem de comprar um Android.

    ResponderEliminar
  2. @rss salvo erro o symbian suporta IMAP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @pinheiro,
      Sim suporta, mas o problema que eu terei que resolver a partir de fevereiro é como sincronizar os contactos e o calendário entre o telemóvel e o Gmail, já que atualmente a única forma que eu conheço de o fazer em Symbian é usando o Exchange.


      Já o acesso ao email está garantido via IMAP ou através da aplicação em Java feita pela Google para aceder ao Gmail e que há mais de um ano foi retirada do sitio mobile para Symbian. Atualmente já nem o referido sitio existe.
      mobile agora significa Android e IOS.

      Eliminar