2012/12/20

Google Falsifica Resultados dos Panoramas a 360?


Já estamos habituados a que as empresas tomem certas liberdades artísticas com a promoção dos seus produtos e serviços - e no que toca a qualidade de fotografia e vídeo, não faltam exemplos de vídeos supostamente gravados com um equipamento, mas que na realidade o são com outros.

Agora, parece ter sido a vez do Google ser apanhado numa artimanha semelhante ao promover a funcionalidade de fotos panorâmicas a 360º no seu Android mais recente.

É que, não só os resultados são incrivelmente perfeitos, como nem sequer se deram a muito trabalho de fazer parecer que no vídeo a coisa estivesse a ser feita como devia: com as imagens a serem exibidas no ecrã do smartphone a não baterem certo com o que estava à sua frente.


Tendo já feito alguns testes com este modo panorâmico, posso dizer que os meus resultados vão no sentido de comprovar que este anúncio é falso: é que mesmo em situações onde fiz a coisa com bastante cuidado, o resultado final apresentava sempre inúmeros artefactos e junções claramente visíveis. Aliás... ainda não tive o prazer de conseguir ter tirado um único panorama a 360º que pudesse dizer que "estava em condições" (ou ao nível do que é possível obter usando outras Apps, como até o Photosynth da Microsoft).

Se têm acesso a um Android com este panorama 360... que tal têm sido os vossos resultados? Aproximam-se destes que vemos no anúncio do Google?


[via Verge]

10 comentários:

  1. Tenho tirado bastantes e considero uma revolução no modo como tiramos fotografia. O resultado tem sido satisfatório e a única queixa é em relação à qualidade da foto depois de e fazer zoom, porque de resto acho espectacular... Acredito que com um suporte para telemóvel fique cinco estrelas... Não me lembro de uma forma tão revolucionária na fotografia, agora só falta aperfeiçoar.

    ResponderEliminar
  2. Tenho tirado bastantes e considero uma revolução no modo como tiramos fotografia. O resultado tem sido satisfatório e a única queixa é em relação à qualidade da foto depois de e fazer zoom, porque de resto acho espectacular... Acredito que com um suporte para telemóvel fique cinco estrelas... Não me lembro de uma forma tão revolucionária na fotografia, agora só falta aperfeiçoar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De revolucionário não tem nada... fotos panorâmicas a 360º já se fazem há anos. A única coisa nova é vir "de origem" e assim dispensar apps de terceiros.

      Aqui a questão nem está na utilização de um suporte, mas sim mesmo do algortimo de junção das fotos. No caso de apps mais avançadas, até calculam a distorção da lente para terem isso em consideração, assim como a calibração da luminosidade/exposição (já que por norma numa panorâmica deste tipo vamos ter grandes diferenças de luminosidade).

      Mas, há que encontrar um ponto de equilibrio entre qualidade/velocidade. E aqui o Google optou por ter resultados mais rapidos em detrimento de maior qualidade.

      Eliminar
  3. A minha primeira experiência ficou assim...

    https://plus.google.com/u/0/115067134776135480365/posts/8kmrk4MMRq6

    Para mim satisfaz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, está cheia de quebras, e é num dos "melhores casos" (de exterior). Experimenta num sítio interior e todas as falhas saltam ainda mais à vista.

      Mas como disse no comentário anterior... certamente optaram por ter resultados "rápidos" em vez de os ter com maior qualidade.

      Nos futuros chips, capazes de gravar video HDR e fazer mais processamento, certamente será coisa que vá evoluir.

      Eliminar
  4. Concordo que esta "demasiado" perfeito pra um indoor..mas vi um hoje dum user( colby brown) no G+ que tb esta excelente

    ResponderEliminar
  5. Epa o que aparece nos vídeos, é super parecido com a realidade...
    Quem duvida, é simples, nunca usou...
    A aplicação de criação tem um background com gradiente cinza e uns "azulejos" a marcar o plano paralelo ao chão. Em cima desse fundo vai-se criado uma esfera com os rectângulos das fotos que vão sendo tiradas.
    ex: http://img.phonandroid.com/2012/10/Photo-Sph%C3%A8re-le-panorama-360-degr%C3%A9s-dAndroid-4.2.jpg
    Ora, é isso que se vê nas fotos... comparem com a foto com os "???" a vermelho.

    do lado esquerdo do nexus aparece um padrão estranho que pode perfeitamente ser a parte do cenário que já foi fotografada, no resto da aplicação aparece o tal gradiente.
    No máximo, podiam-se queixar dos tons das cores serem "pastel" em vez do cinza, mas isso é certamente dos efeitos de produção do video.
    A questão é... o que vai na cabeça da malta no Verge para inventar esta "noticia"!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então está foto ainda mais óbvia é: http://cdn1.sbnation.com/entry_photo_images/7366157/nexus_4_lol_large_verge_medium_landscape.jpg
      Não há nenhuma "alteração" que possa ser apontada para achar que não é a aplicação original do telemóvel.
      E se o resultado é adulterado, porquê manter aquele defeito "enorme" nas colunas da janela durante os 5 segundos finais do video, na parte em que aparece o texto?

      Eliminar
  6. So nao percebo qual a novidade. Sempre assim foi!
    A promoção de todos os produtos é sempre tida como o produto sendo perfeito!

    Desde produtos de cosmetica que te deixam o rosto 20 anos mais novo, aos cremes da barba que mostram homens que nem barba têm etc etc...

    Só acho estranho porque razão começaram a reparar nisso até agora, principalmente depois da confusão da Nokia.

    Eu não acredito que as pessoas levem as publicidades 100% a sério.

    ResponderEliminar
  7. Se tivesse o selo "Apple" era coisa mais extraordinária do mundo (a seguir ao seu fim, hoje, que parece vir atrasado...)

    ResponderEliminar