2012/12/19

O efeito do Google Maps no iOS 6


Até que ponto é que alguns utilizadores de iPhones preferiam manter-se no iOS5 do que passar para o iOS6 e perder os mapas do Google? Segundo os dados de uma empresa de publicidade: muitos.

Actualização: afinal parece que este efeito terá sido causado pela chegada do iPhone 5 à China e não pelo Google Maps.

Desde o regresso do Google Maps ao iOS, agora em versão app nativa, o número de utilizadores iOS que tem feito o upgrade para a versão 6 tem aumentado. Algo que também é reforçado pelo facto de terem sido feitos 10 milhões de downloads da App do Google Maps nas primeiras 48h.

Isto parece ir de encontro à tal questão de descobrirmos o que pesa mais na preferências dos utilizadores: se a "plataforma"... ou se as "apps" que para ela existem? Por estes números, parece que haverá pelo menos 30% que não teve problemas em adiar a actualização do iOS até que a questão do Google Maps ficasse resolvida - valores que certamente darão mais confiança ao Google, e que certamente poderão levar a que comece a tomar mais medidas para limitar os serviços nas plataformas concorrentes e chamar utilizadores para o seu Android.

Há por aí algum de vocês que tenha adiado a actualização para o iOS6 devido ao Google Maps?

5 comentários:

  1. Eu. Claramente na passei para o ios6 porque o Google maps e fundamental para a utilização do iPhone. E tambem por não haver ainda JB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "o Google maps e fundamental para a utilização do iPhone"

      Nunca consegui perceber porquê. O Carlos Martins já escreveu que usa muito o Street View. Comigo era app que não usava. Nem a nova, que reconheço que está muito melhor.

      Eliminar
    2. Tenho um iPhone e foi rara a utilização que dei ao google maps nem vou fazer o download desta nova versão. Acho o TMN drive muito mais útil pq não utiliza NET.

      Eliminar
  2. Chitika explica que não foi o Google Maps que afetou a adoção do iOS 6, mas sim o lançamento do iPhone 5 em diversos países
    http://macmagazine.com.br/2012/12/21/chitika-explica-que-nao-foi-o-google-maps-que-afetou-a-adocao-do-ios-6-mas-sim-o-lancamento-do-iphone-5-em-diversos-paises/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá tinha a actualização a referir isso. :)

      Eliminar