2012/12/03

O Nosso Sol


Nos últimos dias o Sol é a única coisa que tem suportado uma voltinha pela rua devido ao frio glaciar que tem estado sobre o nosso país. No inicio do ultimo mês do ano, vamos a algumas curiosidades sobre a nossa estrela.

Começamos pela distância: cerca de 150 milhões de quilómetros separam a Terra do Sol. Esta distância varia ao longo do ano sendo que no ponto onde a Terra está mais próxima do Sol, periélio, está a 147,1 milhões de quilómetros e quando mais distante está a 152,1 sendo chamado de afélio e ocorre por volta do dia 4 de Julho. Mas para termos uma noção da distância, se por acaso o Sol se "apagasse" nós só nos aperceberíamos disso passados 8 minutos e 18 segundos. Seria esse o tempo necessário para a luz percorrer a distância que nos separa. (E só para terem noção, a luz no vácuo viaja a cerca de 300 mil quilómetros por segundo!)

Na sua composição, o Sol é maioritariamente Hidrogénio (cerca de 74% da sua massa e 92% do seu volume) e Hélio (cerca de 24% da sua massa). Na sua constituição também estão presentes ferro, níquel, oxigénio, entre outros. O Sol é tão grande que corresponde a 99,86% de toda a massa do nosso sistema solar, possuindo uma massa de 332,900 vezes a massa do nosso planeta azul.

Em termos de idade o Sol já é bem velhinho, com cerca de 4,5 mil milhões de anos. Mas o Sol não vai durar para sempre. Daqui por outros 4,5 mil milhões de anos o Sol irá-se passar por uma série de transformações, passando por uma fase em que se converterá numa Nebulosa, seguidamente numa Anã Branca e por fim numa Anã Preta onde a energia dele será tão fraca que nem a luz nem o calor chegarão à Terra.

Na sua relação com a Via Láctea, o Sol encontra-se a uma distância de cerca de 24 e 26 mil anos-luz (unidade que descreve a distância que a luz percorre durante um ano terrestre) do centro da galáxia sendo que o tempo que demora na sua órbita é de entre 225 e 250 milhões de anos.

Como vêem, as unidades de que falamos quando nos referimos ao espaço estão completamente fora do alcance humano. Sendo assim, em vez de nos preocuparmos tanto em ir para o Espaço, porque não começarmo-nos a preocupar mais com a forma como tratamos o nosso Planeta Azul?


[por Pedro Cabido]

3 comentários:

  1. Engraçado que estamos mais distantes do sol na altura de maior calor, vulgo verão no hemisfério norte. Porque é mais frio no Inverno? E nas terras altas que tb estamos mais perto do sol? :-P Estas à vontade para explicar :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As estações do ano nada têm a ver com a dist^ncia ao sol.
      http://lmgtfy.com/?q=esta%C3%A7oes+do+ano

      Eliminar
    2. @Ups

      As estações têm a ver com o ângulo de incidência dos raios solares na Terra. No nosso Verão o hemisfério norte está "inclinado" para o Sol, no Inverno está inclinado para o lado oposto - logo, menos exposto, mais frio. (E ao contrário no hemisfério Sul.)

      Como esta imagem mostra:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Esta%C3%A7%C3%B5es.svg

      Eliminar