2012/12/09

O que Ainda Falta ao Android Corrigir


Ninguém pode negar os avanços que o Google tem feito com o seu Android, começando com um sistema que parecia ter sido combinado "à pressão" e que agora se tornou provavelmente na mais completa e versátil plataforma "mobile" (e não só).

Nas últimas versões temos assistido a um melhoramento de inúmeros "detalhes" que também o tornam cada vez mais atractivo e agradável de usar - no entanto, há ainda muitas coisas que precisam de melhoramentos e correcções... urgentes!

O site Android Police enumerou algumas delas, e onde encontramos casos que vão do simplesmente caricato ou semi-frustrante, até aos casos que são verdadeiramente inaceitáveis.

Começamos pelo caso do back button, que tem um comportamento capaz de surpreender qualquer um. Um botão que tanto nos leva para o menu principal, como para o ecrã anterior de uma App, como para um ecrã bastante anterior, como até para uma App que tenham aberto horas atrás. Está mais que visto que este back button está destinado a tornar-se obsoleto, e o Android melhor faria em seguir o iOS (que também tem uma longa lista de críticas que se poderão fazer): mantendo apenas o "home button" para regressar ao ecrã principal, e deixar a navegação "back-forward" a cargo de cada App.



Depois temos as inconsistências entre os interfaces apresentados nas Apps, com Apps como a Navegação e o Mapas a apresentarem estilos diferentes - e algumas delas a até misturarem estilos dentro da mesma App.

Há também casos que mereciam entrar directamente para a categoria fenómenos, como quando acedem à lista das apps usadas recentemente, clicam no thumbnail para irem para uma App... e "por magia", aquilo vos leva para outro lado.





Mas calma, que há ainda coisas mais surpreendentes. Que vos parece o conceito avançado de um icon de uma App poder comportar-se de maneira diferente dependendo de que outras Apps já tiverem aberto? Não é magia... como se pode ver a seguir:



Se clicarem no icon para abrir os mapas, irão abrir os mapas - a não ser que entretanto tenham aberto o Latitude; momento a partir do qual, se clicarem no icon dos mapas, continuarão a ser levados para o Latitude. (É que internamente, para o sistema, a App é a mesma, só que deveria levar para ecrãs diferentes - coisa que o icon do Mapas não faz, deixando permanecer o ecrã em que estava).


Falando de icons, há também toda uma salgalhada a nivel de consistência e uniformidade (inexistente) nos icons. Há icons de todos os tamanhos e feitios (como se pode ver na imagem no início do post).


E a lista de críticas prossegue, com coisas com a ausência de suporte para modo horizontal, uma animação entre os modos vertical/horizontal que continua a ser "mal feita", botões que não fazem nada, impossibilidade de ver as apps que se compraram no Google Play, impossibilidade de apagar fotos das galerias na cloud, etc. etc.


Uma lista de coisas que todos gostaríamos de ver corrigidas, em breve, para tornar o Android numa plataforma mais "amigável" para todos.

E vocês, têm alguma coisa que vos faça "deseperar" recorrentemente no vosso Android?

26 comentários:

  1. Por acaso gosto do comportamento do botão back. No android é possível as aplicações utilizarem-se umas ás outras. Assim consegues estar no gestor de ficheiros e ao carregares num ficheiro qq ele abre a aplicação correspondente. Com o botão "back" torna-se possível voltar ao contexto anterior (neste caso o gestor de ficheiros).
    Além disso é agradável não estar dependente das aplicações para conseguir andar para trás. Sinto que tenho mais controlo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Essa alias é uma grande vantagem do android e WP em relação ao IOS onde para voltar à aplicação anterior temos de voltar ao "home screen".

      Eliminar
    2. Também concordo. Aliás, nesse ponto a dita usabilidade do IOS (god like) peca por não ser nada intuitivo!

      Para mim tem lógica quando dentro de um programa chamo outro (por exemplo nos contactos chamar os mapas ou quando no facebook abro um vídeo do youtube), ter a tecla de voltar para passar ao programa anterior.

      Eliminar
    3. 100% de acordo. O botão back é o que torna o comportamento em relação ao sistema operativo mais homogêneo e não, cada aplicação com uma navegação diferente.
      O mesmo se aplica ao botão UP da navigation bar.
      O que costuma acontecer e que os utilizadores reparam, é precisamente o que tu disseste, a navegação é do S.O. não da aplicação.

      A partir do momento que abres uma instancia de uma aplicação suponho que seja criada uma pilha de navegação, se a parir do programa A chamares o B e a seguir o Home, quando voltares, na barra de tarefas ao A estará lá o B com o track de todas as aplicações que abriste.

      Pessoalmente, adoro essa filosofia mas exige alguma habituação.
      De qualquer forma acho que o Google devia deixar configurar (afinal é isto que o distingue também), o comportamento da pilha.
      Opção A: Aceitar que programas abertos na aplicação partilhem a pilha com a aplicação que a chamou.
      Opção B: Criação de uma nova instância de navegação após abertura de uma aplicação externa.

      Talvez isto resolvesse e todos ficaríamos contentes. :)

      Eliminar
    4. No iOS para reabrir uma app não é preciso voltar ao homescreen.

      Com dois clics no botão Home surge a barra de multitarefas com as app alinhadas da mais recente para a mais antiga. Reabrem no ponto em que foram deixadas (excepto app protegidas por password em que é preciso reintroduzi-lá ou app que ficaram a concluir tarefas, como downloads, e entretanto as concluíram.

      Posso garantir que se vive muito bem sem o botão back.

      Eliminar
    5. Se o funcionamento do botão fosse consistente, até que poderia seria "atractivo", mas como é referido no artigo, existem diversas situações onde o "back" tem comportamento diferente - daí a falta de consistência desejada. Eu confesso que o uso de vez em quando... mas estou plenamente consciente que aquilo por vezes é uma "surpresa".

      Eliminar
    6. Nunca sequer pensei que o botão back pudesse comportamentos diferentes. No meu caso, sempre me levou para o ecrã anterior da app, que , no caso de me encontrar no ecrã inicial dessa mesma app, me trouxe sempre para o home screen, ou para a app que "lançou" a segunda, no caso de estar uma foto que abri com o Gmail, por exemplo. Mas é tudo uma questão de hábito: se alguém está habituado a lidar com back+home, e passar a usar apenas um home, vai estranhar. E vice-versa.

      Eliminar
    7. Normalmente utilizo para voltar 2 ou 3 vezes o que é bastante útil. Confesso que, quando estou com o iPod touch sinto falta desse botão.

      Eliminar
  2. Uma coisa que acho que deviam melhorar é quando queremos instalar uma aplicação a partir da Play Store e não temos espaço suficiente, primeiro faz o download e só depois é que verifica se tem espaço para instalar, seria mais fácil verificar antes de começar o download.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil, fácil, era deixarem-se de m**as e permitir usar os cartões SD para as apps em vez da curta ram interna :\
      Mesmo que fosse mostrado um disclaimer antes de activar esse suporte, para evitar reclamações.

      Eliminar
  3. Para quando a comparação entre o Iphone 5 e o Samsung Galaxy S 3?

    ResponderEliminar
  4. É preciso não esquecer que uma grande (para não dizer enorme) parte das apps Android, trabalham em ambientes não-oficiais. Estou a falar na parafernália de ROM's, Kernel's, MOD's que existem e podem com grande facilidade, alterar o comportamento da aplicação e do aparelho. É só dar um salto ao "XDA dev".
    Até ao momento não observei qualquer tipo de problemas nos 4 aparelhos que tenho.

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso também gosto do botão back do Android ;)

    ResponderEliminar
  6. Gostei foi de ler no artigo de origem o Matias Duarte também ter comentado lá a dizer que só fez para aí um terço do caminho em termos de consistência, polish e responsiveness.

    Quanto ao que me passo da cabeça, definitivamente o botão back. Ás vezes perco-me porque as suas acções não são consistentes. Aliás práticamente que desisti de o usar. Se quero sair das apps carrego no Home button e costumo ir ao task manager terminar todas as apps porque ás vezes ficam coisas a correr-me no background a comer bateria.

    Também acho imperdoável que não haja suporte horizontal, acho isso essencial e outra coisa que me chateia são aquelas aplicações de messaging todas. Estava na hora de fundirem essas apps todas, ou pelo menos em duas. Uma para SMSs e outra para os serviços Google.

    Quanto ao icon set, e design das apps em conflito com holo acredito que com o tempo isso vá ser corrigido.

    ResponderEliminar
  7. Existe uma falta de rigor gráfico nas aplicações e ícones que é uma coisa gritante no Android.
    No Android temos de aprender a funcionar com todas as aplicações porque são todas muito diferentes. É uma confusão.

    As aplicações são mais fracas que no ios.

    De resto, nada a apontar

    ResponderEliminar
  8. Pessoalmente, não me importa muito o comportamento do back button, aliás, nem noto que é de facto inconsistente e até ficaria irritada se este me levasse de volta ao home screen todas as vezes, até porque já há um botão para isso.

    Já tive o prazer de usar um iPad com o iOS6 durante uns meses e devo dizer que me chateia o facto de as aplicações tratarem da própria navegação, porque (deve ser guidelines da apple) toda a gente tem a mania de pôr o back no canto superior esquerdo da app, o que faz com que tenha que mover a mão para o topo do ecrã. Os botões deste tipo deviam estar sempre o mais perto do home possível, na minha opinião.

    Quanto à consistência gráfica dentro das apps, não me chateia, aceito bem que cada app tenha o seu estilo, afinal, não me ando a queixar disso no Windows, onde às vezes até a border das janelas os developers mudam, quanto mais o que se passa lá dentro.

    No entanto, tal como disse maior parte das issues não me chateiam de uma maneira ou outra. espero que as resolvam para o pessoal que se incomoda com elas.

    ResponderEliminar
  9. Por mim tirava os 3 botões e metia uma Gesture Area tipo webos.

    ResponderEliminar
  10. O maior problema do Android para mim é a publicidade das aplicações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é fácil de resolver (ao estilo iOS): comprar as versões sem anúncios. Em Android pelo menos existe a opção free.

      Eliminar
    2. Algumas aplicações não têm versão pro e assim temos de levar com a publicidade

      Eliminar
    3. Por exemplo ifighter 1945

      Eliminar
    4. Sim, em alguns jogos é típico. Aliás, os banners estão sempre em localizações estratégicas, do tipo: mesmo ao lado de um botão onde temos obrigatoriamente de clicar, de forma a clicarmos lá por acidente. Quando me lembro, e sempre que possível, desligo sempre a net antes de jogar.

      Eliminar
  11. Não vejo um problema no back button do Android, uso bastante, compreendo o seu funcionamento, e pelo menos está sempre no mesmo local do ecrã/telefone, ao contrário do iOS, onde o dev o pode colocar onde bem lhe apetecer.
    Em relação aos ícones, é verdade que pode haver designs bem diferentes, mas isso é fácil de mudar com vários launchers, icons packs e afins.
    Ao clicar na lista das recent apps e ir para outro lado que não o esperado: isso é mesmo um fenómeno (never seen)! Ou hacking.
    No caso do Maps/Latitude, o problema está na errada possibilidade de existir um ícone para o Latitude, se aquilo faz parte do Maps. Seria o mesmo que criar um ícone para as "Enviadas" do Gmail: podemos sempre criar um atalho, mas por defeito, essa pasta não existe.
    E o pormenor de não exisitir modo horizontal? Como assim, não existe back button em modo horizontal? No meu caso, não sofro disso, pois o meu é físico (touch led), mas acredito que, se assim for, isso muito estúpido!
    A PlayStore tem MUITO por onde melhorar, e a lista das nossas apps é um bom exemplo. A pesquisa é arcaica, e aquilo guarda todas as apps que alguma vez instalámos. Mesmo o lixo. Mas também, como é que pode saber o que é que nós consideramos lixo ou não?

    ResponderEliminar
  12. Desde que fiz o update para o 4.2 no nexus 7 ex os comportamentos que tenho:

    -->ecrã responde muito mal, muitas vezes tenho de fazer o gesto 2's ou mesmo 3's vezes para o ecrã responder (scroll e zoom principalmente

    -->Descobri à dois duas que sempre que estou no gtalk e deixo a app aberta e o nexus "hiberna" quando tento voltar não consigo nada como um soft-reset através do botão power


    -->sempre que estou na app de email (not gmail) e deixo a app aberta e o nexus "hiberna" quando tento voltar não consigo nada como um soft-reset atraves do botão power

    --> Bateria...ui esquece nem 5h com 98% do consumo no ecrã no modo minimo quanto mais as 10h que eles dizem que pode chegar.

    ResponderEliminar