2012/12/20

O You do YouTube

Guest-post da Alexandra Pedro, uma das mais activas participantes da nossa comunidade, e que já pudemos "ouvir" na estreia da rubrica dedicada ao sexo oposto. Desta vez, o assunto é o YouTube e a sua componente social, que aborda sob a forma de uma carta aberta.




Caro Google,

Estou a escrever esta carta aberta pois acho que ainda não perceberam muito bem como é que a componente social do YouTube funciona. Não que eu vos queira dizer como fazerem o vosso site, isso é convosco, mas tenho visto videos feitos pelas pessoas que sigo e a coisa está um bocadinho negra.

Primeiro, o que está bem feito:
O site está muito bom para qualquer novo utilizador que não esteja registado. Os melhores videos estão na página principal, as categorias específicas estão bem visíveis, o site é fácil de usar. Bom trabalho nesta vertente!

As novas playlists são excelentes, não estão a ocupar espaço quando não são precisas e embora quem esteja habituado às antigas não se aperceba logo onde estão, eu acho que estão visíveis o suficiente.

O design em si, embora esteja com problemas para widescreens, está muito bom. Não sei se o espaço todo à direita é defeito ou feitio (para futuras features?), mas em termos visuais está bom se o centrarem e fica em linha com o look do G+ e da app mobile. Bem bom.

Agora, o que está errado:
O YouTube é uma plataforma social, mas não da maneira que vocês querem forçar a ser. O social no YouTube é entre criadores e viewers e depois as discussões nos comentários. Ninguém quer saber se os amigos fizeram like em certo video, ou se comentaram, o que for, se as pessoas quiserem partilhar os videos, fazem-no noutras redes sociais.

Posto isto, digo que até agora a principal queixa do pessoal é que a página youtube.com não vai dar às subscrições, muito menos à parte do upload only. As pessoas querem ver principalmente os videos postados pelos criadores que já seguem.

Além disso, a página “What to watch” tem uma maneira de funcionar estranha, sugerindo videos que o utilizador já viu, principalmente das subscrições, quando deveria ser uma maneira fácil para encontrar novos videos de pessoas que talvez não sejam já famosas, mas dentro dos tópicos que o utilizador gosta.


O YouTube é a plataforma de excelência para os criadores de video acharem um público e para o público achar grandes criadores e é esta relação que deveria ser o foco e tomar primazia sobre as outras interações sociais no YouTube. Sei que têm que fazer dinheiro, e não digo nada sobre os sponsers e ads e pre-rolls. Mas lembrem-se que quem popularizou o site foi o pequenino, o “you” em YouTube. Facilitem a vida a estas pessoas, vá lá!


[por Alexandra Pedro]

3 comentários:

  1. Muito bom. Partilho da mesma opinião!

    ResponderEliminar
  2. "Posto isto, digo que até agora a principal queixa do pessoal é que a página youtube.com não vai dar às subscrições, muito menos à parte do upload only. As pessoas querem ver principalmente os videos postados pelos criadores que já seguem."

    Sem dúvida, agora sou obrigado a dar um click para ir as subscrições, e depois mais um click para ver os uploads que fizeram.

    "Além disso, a página “What to watch” tem uma maneira de funcionar estranha, sugerindo videos que o utilizador já viu, principalmente das subscrições, quando deveria ser uma maneira fácil para encontrar novos videos de pessoas que talvez não sejam já famosas, mas dentro dos tópicos que o utilizador gosta. "

    também me incomoda ver os videos que fizeram upload ali repetidos.

    Incomoda-me mais é que agora a watch later não deixa remover videos on the fly.

    ou preciso de ir à playlist para remover, ou fazer um "truque" de carregar duas vezes para adicionar e remover. (botão de watch later - mas só possivel quando se está a ver o video).

    ResponderEliminar
  3. A minha grande queixa nos últimos meses é que estão sempre a sugerir os mesmos videos ou coisas muito parecidas. Chego a ter que fazer o logout para que o YouTube não saiba quem eu sou para me sugerir novos conteudos. Isto de as máquinas pensarem por nós ainda tem muito que evoluir.

    ResponderEliminar