2012/12/11
Porque é o Bocejar Contagioso?
Confessem lá... só de verem a imagem já ficaram com vontade de bocejar, não é?
Mas afinal, porque razão o bocejar é contagioso?
Já vos aconteceu com certeza verem alguém a bocejar e automaticamente dá-vos vontade de o fazer também. Aliás, isto é tão forte que só o facto de estarem a ler sobre isto vos dá vontade não?
Mas a explicação para isto é bem natural. Nós possuímos uns pequenos neurónios, chamados neurónios-espelho, que fazem com que nos consigamos colocar na pele de outros e sentir empatia. É por causa destes neurónios que quando vamos de férias para outra parte do país onde haja um sotaque diferente do nosso temos tendência para voltarmos com algum do nosso sotaque "contaminado". Claro que isto varia enormemente de pessoa para pessoa, e tem intensidades diferentes.
Mas a questão aqui é que com o bocejar, a imitação é instantânea! Isto acontece pois o cérebro tem uma defesa contra estes neurónios-espelho. Antes de inconscientemente imitarmos algo, essa vontade é cortada pelo córtex pré-frontal. Mas o bocejo é uma excepção pois este não só afecta os neurónios-espelho como também o hipotálamo e a amígdala que o córtex pré-frontal não tem como controlar. É desta forma que quando vemos alguém bocejar, o mais certo é que façamos o mesmo.
Para terminar fica a curiosidade de que alguns animais também têm um bocejar contagioso, como é o caso dos primatas. E recentemente foi também descoberto que os cães também têm bocejar contagioso e isso é mais pertinente quando a pessoa que bocejou foi o seu dono. Isto explica-se com a empatia que os cães conseguem criar com os donos, quase sentindo o que estes sentem.
[por Pedro Cabido]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Para ser ainda mais engraçado, as tartarugas não têm bocejar contagioso, embora nós humanos queiramos bocejar ao ver uma fazê-lo. :)
ResponderEliminarMolho: Tortoise's yawns are not contagious