2013/01/04

Facebook Messenger com Mensagens por Voz

O Facebook actualizou a sua app Messenger para iOS e Android, e a principal novidade é que agora passa a permitir enviar mensagens gravadas de voz.

Assim, para os utilizadores do Facebook que não se ajeitarem com o teclado nos seus smartphones - ou tiverem que dizer coisas que não são facilmente transpostas para mensagens escritas - será mais fácil comunicarem.

Esta actualização demonstra que o Facebook se prepara para atacar não só este mercado das mensagens de voz... mas que também se prepara para concorrer directamente com o Skype e demais sistemas de comunicações VoIP. Por agora esta funcionalidade de chamadas de voz em directo e gratuitas (obviamente, recorrendo ao consumo de dados), irá estar apenas em fase de testes e limitada ao Canadá - mas... já revela as intenções do Facebook nesta área. E considerando os muitos milhões de utilizadores que tem... sem dúvida que rapidamente se tornará num adversário que irá preocupar os demais serviços do género (e não me parece difícil imaginar que logo a seguir a estas chamadas por voz venham, naturalmente, as videochamadas.)


... E falando destas coisas, não deixo de me relembrar de um certo senhor da Apple ter dito que um tal de Facetime iria ser um formato aberto para que outros developers o utilizassem... Promessa nunca concretizada, e que - se alguma vez vier a chegar - já chegará tarde, face a todas as alternativas já existentes.

2 comentários:

  1. fazendo concorrência na área do voip também já nâo vem cedo, vem à memória voipbuster com redes fixas grátis e o voipyo com chamadas móveis a 2cent por minutos, exemplo para portugal. muito mais barato que skype. vantagem teria o facebook e chegar a muito mais gente como cross selling dos ja milhões de utilizadores. para os meno versados em aplicações ou que nâo tenham um smartphone para usar pacotes de dados, a operadora a operar nacionalmente desde 2012 lycamobile usa um sim no telemovel e rede vodafone carregamentos livres tem gratis entre lycamobile e 8cent para tudo o resto.

    ResponderEliminar
  2. fazendo concorrência na área do voip também já nâo vem cedo, vem à memória voipbuster com redes fixas grátis e o voipyo com chamadas móveis a 2cent por minutos, exemplo para portugal. muito mais barato que skype. vantagem teria o facebook e chegar a muito mais gente como cross selling dos ja milhões de utilizadores. para os meno versados em aplicações ou que nâo tenham um smartphone para usar pacotes de dados, a operadora a operar nacionalmente desde 2012 lycamobile usa um sim no telemovel e rede vodafone carregamentos livres tem gratis entre lycamobile e 8cent para tudo o resto.

    ResponderEliminar