2013/01/22

iPhone 5 já tem Jailbreak

Tenho boas e más notícias para dar a todos os que não conseguem usar o seu iPhone sem jailbreak e que estão desesperados por o poderem fazer nos novos iPhones 5: a boa notícia é que já há jailbreak para o iPhone 5; a má notícia é que a vulnerabilidade que é usada para o fazer é tão boa, que o hacker que a descobriu diz que não tem pressa em revelá-la antes de outra ser descoberta (assim evitando que a Apple possa corrigi-la a tempo do lançamento do aguardado iOS 6.1).

Actualização: já está disponível com o nome de evasi0n.

Embora seja inevitável que muitas pessoas associem o jailbreak à pirataria, a verdade é que o jailbreak é algo que vai muito para além disso. Trata-se de dar a liberdade para que o utilizador escolha o que quer executar nos seus equipamentos sem estar limitado àquilo que a Apple considera ser "aceitável".

Por outro lado, ao abrirem-se estas portas, é óbvio que o sistema poderá tornar-se mais vulnerável a Apps maliciosas, a modificações que ponham em causa a estabilidade ou o bom funcionamento do sistema, etc. Mas, sendo uma opção de escolha - tal como qualquer sistema desktop temos a escolha de podermos instalar um programa malware que nos aparece a piscar no ecrã que quer optimizar o nosso sistema, e que depois de alertados por uma mensagem a dizer que pode ser um programa malicioso dizemos que o queremos fazer - isso é o tipo de coisa que ultimamente caberá ao utilizador final decidir.

(No caso de não querer decidir, então... que tenha também a liberdade de escolha de não querer escolher!)

2 comentários:

  1. Isto do jailbreak para iOS está a ficar cada vez mais demorado.
    Que me lembre, o jailbreak untethered para o iOS 5 demorou três meses a sair.
    Para iOS 6 (para iPhone 5, não sei se para outros modelos já há) já lá vão 4 meses, e ainda não é desta. Depois de sair o jailbreak ainda é preciso esperar que os developers adaptem os tweaks e corrijam os bugs.

    O que também é um facto é que o iOS foi incorporando as funcionalidades que antes só existiam nos tweaks. Com essas demoras e o iOS a melhorar o jailbreak começa a ser dispensável (excepto para pirataria, que não uso).

    ResponderEliminar
  2. Pro 4s ainda não tem o jailbreak do ios6?

    ResponderEliminar