2013/01/22

Fujitsu Mostra Transferência de Ficheiros por Vídeo


Que me desculpem os fãs dos QR Codes, mas - à semelhança do que acontece com os códigos de barras tradicionais - são sistemas que são feitos para facilitar as vidas "às máquinas" e não aos "humanos". Por muito que se tentem popularizar estes códigos... já temos tecnologia capaz de fazer melhor, e é isso que devemos exigir.

A Fujitsu tem estado a desenvolver um desses sistemas, que permite que um smartphone seja capaz de ler dados a partir de imagens "naturais" sem necessidade de recorrer a QR codes ou outros elementos visuais intrusivos. Isto é, os elementos visuais continuam lá, de forma a serem detectados pela câmara do smartphone (ou outro), mas... são tão ténues que se tornam indetectáveis para o olho humano.





Mas, não se pense que estamos a fazer downloads de conteúdos directamente através da câmara (embora tal fosse tecnicamente possível - só que provavelmente a velocidades de fazer desesperar). Este sistema funciona como facilitador do "pairing" entre um dispositivo e um computador, sendo posteriormente usada outra ligação (como o WiFi) para fazer a transferência de dados - que pode ser feita em ambos os sentidos, descarregando conteúdos do computador, ou enviando conteúdos para lá (por exemplo, upload de fotos do vosso smartphone).

No fundo, é mais um sistema de "pairing", idêntico ao que tem sido usado pelo NFC, mas aqui recorrendo a um sistema similar ao usado no watermarking de filmes, que permite saber qual a origem de filmes copiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)