2013/01/22

Firefox OS já tem Developer Phones


O projecto Firefox OS (anteriormente conhecido como "Boot 2 Gecko" ou B2G) continua a avançar em bom ritmo e, para quem não o quiser experimentar por meio de simuladores no seu computador (ou no Raspberry Pi) poderá em breve dar uso a um smartphone criado para os developers interessados em apostar nesta nova plataforma.

Estarão disponíveis dois modelos criados pela Geeksphone em parceria com a Telefonica em Espanha: o Keon e o Peak.

O primeiro é um samartphone bem modesto (CPU Snapdragon S1 a 1Ghz, 512MB de RAM, ecrã de 3.5" HVGA, câmaara de 3MP, etc.) que sem dúvida pretenderá demonstrar a capacidade do Firefox OS correr "depressa e bem" em hardware mais fraco.

No caso do Peak, já temos uma máquina mais moderna, com um CPU Snapdragon S4 dual-core a 1.2Ghz, ecrã de 4.3" qHD IPS, câmara de 8MP e de 2MP, mas também se ficando pelos 512MB de RAM).

... Falta apenas saber os preços, e ver se este Firefox OS se poderá vir a tornar na plataforma que quebrará as "prisões" das App Stores actuais, com "web apps" que poderão ser executadas neste equipamento, nos browsers desktop - e até eventualmente em browsers mobile de outras plataformas. (De certo modo, até podemos considerar este Firefox OS como um sucessor de WebOS, que também pretendia fazer com que todo o sistema funcionasse com base em tecnologias web. Só precisa é de ter um desfecho diferente do que esse teve.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)