2013/01/08
O Photoshop CS2 Gratuito... por Engano
Nos últimos dias começou a circular uma notícia que rapidamente se espalhou por toda a internet: a Adobe estava a oferecer o Photoshop gratuitamente! Aliás, não só o Photoshop mas todo um conjunto de programas pertencentes à sua "Creative Suite". Mesmo sendo o já velhinho CS2... como poderiam os internautas resistir a software gratuito, certo?
(E para sermos sinceros, mesmo o velhinho Photoshop CS2 é mais que suficiente para fazer 99% das coisas que 99% das pessoas alguma vez terá necessidade de fazer.)
Mas, mesmo sendo um software já com alguns anos... havia algo de estranho que me fez adiar a publicação de tal notícia e "inundar" ainda mais as tentativas de acesso a este apetecível pack de software (na nossa mailing list muitos foram os que se queixaram de encontrar o site fora de serviço.)
E agora, tudo se esclareceu: a Adobe não está a dar cópias gratuitas do CS2!
O que se passa é que é a Adobe desligou os seus servidores de activação destes programas no passado dia 15 de Dezembro, fazendo com que os legítimos clientes fiquem impossibilitados de os reinstalar. Para resolver esse problema, a Adobe está a disponibilizar versões do CS2 que dispensam a activação online e os respectivos números de série para instalação.
No entanto, e embora esteja ao alcance de todos, é algo que só será legal para quem já for possuidor de uma licença válida para estes produtos.
Sendo eu um grande oponente de todos os tipos de DRM, não posso deixar de achar caricato ver esta inevitabilidade que todos os sistemas de DRM sofrem - que é o de eventualmente se "acabarem", e nessa altura causarem frustrações adicionais aos legítimos clientes pagadores. E qual é a solução? Disponibilizarem software que qualquer pessoa poderá instalar... em tudo idêntico aos que se encontram nos sites de "software pirata". (E ao menos desta vez não redireccionaram os utilizadores para um keygen ou crack - como já aconteceu com alguns estúdios de software de jogos, quando passam por situações idênticas de encerramento dos servidores.)
Para referência, aqui ficam os números de série disponibilizados pela Adobe para estas versões do CS2 em "final de vida" (e que incluem o Photoshop, Premiere Pro, Illustrator, etc.) e também para os produtos Macromedia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Viva
ResponderEliminarJá cá canta o PS, juntamente com mais alguns, que irão morar num PC 3ª idade que está no sótão... ;)
"(...) algo que só será legal para quem já for possuidor de uma licença válida para estes produtos."
ResponderEliminarComo se eles já não tivessem registados mais Downloads do que cópias vendidas ;)
Obviamente que também fiz o Download.