2013/01/01

Olá 2013 - Adeus 2012


Como já se tem vindo a tornar tradição nos anos anteriores, eis o momento de fazer o rescaldo do ano que se passou, e de atirar algumas perspectivas para o ano que agora se inicia.

Ontem já abordamos a questão da quantidade de posts que temos publicado. E a nível de visitas... é com particular agrado que vejo o nosso crescimento continuar de forma sustentada, como sempre tem feito.

Em Novembro superamos a bonita marca do meio-milhão de pageviews mensais, que cresceu ainda mais em Dezembro, e que nos faz entrar em 2013 com o objectivo de... talvez chegar ao 1 milhão mensal lá para o final do ano? Quem sabe? :)

Ao espreitar os números, reparei também que desde a sua criação em 2007 (ou melhor dizendo, desde o momento em que começaram a ser contabilizadas as estatísticas, as nossas páginas já foram vistas mais de 8 milhões de vezes! Até assusta! Número que praticamente irá duplicar no próximo ano, graças ao número de visitas acrescido que agora temos tido. Portanto, se é verdade que muitos têm sofrido com a crise, fico feliz por ver que, pelo menos aqui no Aberto até de Madrugada... parecemos estar num pequeno oásis onde isso não se faz sentir.




Mas, já deverão saber que mais que estes números, o que mais prezo é a qualidade das pessoas que por cá vai passando, comentando, intervindo, e participando activamente na nossa mailing list, no Facebook, no Google+, e em todo e qualquer outro local onde estejam presentes.

Não é fácil gerir uma "comunidade" que se vai alargando e aumentando a cada dia que passa - e fico particularmente feliz ao ver essa mesma comunidade ser capaz de se "auto-gerir", ajudando quem precisa de ajuda, acalmando os ânimos quando estes se exaltam nas discussões, enfim... demonstrando na prática aquilo que se espera obter num local populado por pessoas civilizadas!


Se leram a minha mensagem de Natal, saberão que para breve haverá grandes mudanças na minha vida pessoal - o primeiro filho a caminho - e cujo impacto ao nível do "Aberto até de Madrugada" não posso ainda prever. Para me precaver tenho tentado angariar a ajudar de algumas pessoas, que de forma voluntária se têm disponibilizado para ir escrevendo alguns artigos (e os quais subscrevo inteiramente como tendo a qualidade necessária para aqui serem publicados) - e às quais agradeço imenso, sabendo bem o quanto isso custa.


Mas, cá estarei para vos manter informados dos desenvolvimentos, e - mesmo com as novas responsabilidades, podem acreditar que farei todos os possíveis para que o Aberto até de Madrugada continue a progredir (mesmo que as escritas durante a madrugada lá tragam mais algumas letras a menos, ou frases inacabadas - que já quase fazem parte da imagem de marca aqui deste nosso recanto. P.S. já activei o spell-checker em português no Chrome... vamos lá ver se ajuda. ;)


Para 2013, as esperanças e intenções são muitas: manter os nossos meetings mensais, continuar com os nossos fundos de gadgets, reformular o visual do site (e mais urgentemente ainda, os dos restantes blogs da família), tentar convencer as empresas a ceder mais equipamentos para vos oferecer em passatempos, etc. etc.

Acima de tudo, que 2013 possa ser uma agradável surpresa no meio deste clima de crise e desespero que atravessa Portugal, a Europa, e o Mundo. Não sou ingénuo ao ponto de pensar que "quem manda/governa" irá acordar um destes dias e ver o quão ridículo é o ponto a que chegamos onde a ganância por milhões e biliões, de pessoas que já tudo têm, é conseguida à custa da justiça (e da própria decência humana). Mas, como diz um ditado chinês, até a mais longa jornada começa com um pequeno passo.

Eu próprio posso atestar a veracidade disso: ao ter iniciado o Aberto até de Madrugada sem qualquer tipo de pretensões, por puro gosto, há mais de quatro anos atrás, sem alguma vez imaginar que um dia se viria a tornar aquilo que é hoje.

Não podemos resolver a crise da ganância mundial, mas podemos ser pessoas decentes, tratar com simpatia e amizade os que nos rodeiam, exigir justiça quando esta é devida, e principalmente... incutir esses valores na geração que nos há-de seguir. Muitos se esquecem que a vida é efémera, e que o tempo que cá passamos passa-se num abrir e piscar de olhos. Portanto... vamos certificar-nos que a maioria desses momentos sejam memoráveis e que nos façam poder dizer que "valeu a pena".


É isso que sinto quando estou com as pessoas de quem gosto, familia e amigos, de ter o prazer de ter uma profissão que me permite fazer aquilo que gosto - igualmente rodeado de pessoas que poderia chamar "família", de ver o meu trabalho reconhecido ao ser convidado para eventos de referência como o Codebits, e também de cada vez que roubo umas horas de sono para escrever cada um dos posts que vem aqui parar ao Aberto até de Madrugada. Se isto não é dizer que tenho uma sorte danada por poder dizer que sou feliz, não sei que o seja! E para 2013, o meu desejo é que esta minha felicidade possa contagiar todas as pessoas que nos vão acompanhando desse lado.

Um excelente 2013 para todos!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo ano que passou e que este 2013 seja ainda melhor :)
    É bom ver que esta comunidade se difere de todas as outras e que as coisas continuam a correr bem à medida que vai crescendo.
    Parabéns pelo teu trabalho Carlos e a todos que fazem deste o melhor blog do género!

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Gostei da reflexão, Carlos. 1 abraço e um fantástico 2013 para ti e a tua família, bem como toda a comunidade AADM.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas palavras, Carlos. E aqui em casa, ficamos contentes com a novidade do rebento!! :D Desejamo-vos uma hora bem pequenina, e um excelente 2013!

    ResponderEliminar