2013/01/04

Smartphones como TeleComandos no YouTube


As marcas já se aperceberam que os telecomandos tradicionais dos televisores não são lá muito práticos para dar uso aos equipamentos que se vão aproximando dos computadores, com inúmeros serviços disponíveis.

O Google já tinha utilizado os smartphones como controladores do YouTube no Google TV e na PS3, mas agora prepara-se para aplicar o conceito a muitas mais marcas de televisores e equipamentos: Bang & Olufsen, LG, Panasonic, Sony,  Philips, Samsung, Sharp, Toshiba, Vizio, e Western Digital.

A ideia é que os utilizadores facilmente possam usar os seus smartphones para explorarem e pesquisarem por vídeos no YouTube, que de seguida podem ser enviados/visualizados no ecrã em grande do vosso televisor.



Supostamente, tudo funcionará sem necessidade de configurações complicadas, com as apps no Smartphone e nas SmartTV a detectarem automaticamente quando estão na mesma rede; e possibilitando até que múltiplas pessoas possam adicionar vídeos à playlist que se quer ver. Uma funcionalidade que me faz pensar que... se for assim... não se tornará o Nexus Q obsoleto antes sequer de ter chegado ao público?

6 comentários:

  1. Já há muitos aparelhos com isso a funcionar. Lá em casa com o WD TV Live não uso outra coisa :) . Também já testei num sistema AV harman kardon e é igual.

    ResponderEliminar
  2. Na minha tv da samsung também funciona. Tem sofrido algumas alterações ao longo do tempo. Antes era através da app do android youtube remote. Depois integraram essas funcionalidades na app do youtube.

    Mas julgo que não é necessário que o telemóvel esteja na mesma rede wifi que a tv. Basta, através da introdução de um código, identificar qual a tv que queremos comandar e, a app encarrega-se de enviar as instruções via internet pela rede que estiver a usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para evitar esse "pairing" com códigos é que eles querem simplificar o processo.

      Eliminar
  3. Qualquer dia nem os smartphones serão necessários. Já imagino uma smarttv com um google voice integrado para ser comandada por voz e um Kinect integrado para permitir comandar por gestos e também permitir vídeo chamadas com uma câmara HD :) É só dar largas à imaginação.

    Até lá é optar por usar uma TV com menos qualidade como monitor, quer da box Zon Íris, quer do HTPC (Acer Revo L) que controlo quer através do touchpad com teclado integrado quer através do WinRemote no android :)

    ResponderEliminar
  4. Eu prefiro usar o XBMC Remote e procurar vídeos no YouTube/Dailymotion/Vimeo e fazer share para o meu Media Center. O YouTube remote não funciona fantasticamente, falha muitas vezes ... se bem que quem não tiver um media center sempre é uma forma de usar vídeos da net na TV.

    ResponderEliminar
  5. Com TVs Samsung, funciona lindamente, existem até SWs alternativos ;-)

    ResponderEliminar