2013/01/04

Toyota Mostra Carro sem Condutor no CES



Já sabemos que os automóveis autónomos que dispensarão o condutor não são uma questão de "se", mas sim apenas de "quando". Muitas são as marcas que têm trabalhado para trazer estes automóveis inteligentes para a estrada o mais rapidamente possível... embora essa seja uma evolução que certamente será implementada de forma faseada: primeiro os veículos que serão/são capazes de estacionar sozinhos; depois os que poderão seguir em auto-estrada; e por fim, os que serão capazes de conduzir autonomamente sem qualquer intervenção em quaisquer condições e estradas.

No CES, a Toyota irá demonstrar o seu Lexus AASRV (Advanced Active Safety Research Vehicle). Um automóvel que, à semelhança dos carros do Google, é um autêntico laboratório sobre rodas, com câmaras radar, lidar, e uma panóplia de sensores que o assistem na sua tarefa (e que parece também incluir um sistema de comunicação entre veículos).

Mas, a Toyota não estará sozinha neste certame. Também a Audi irá estar presente, mas demonstrando apenas funcionalidades que se encontram mais próximas de integrarem os automóveis actuais: com sistemas de estacionamento automático e afins.

O que me parece é que... sabendo-se as dificuldades que as marcas automóveis enfrentam, já não me surpreendia se um destes dias o Google comprasse uma delas, e começasse a vender os seus automóveis autónomos! (E talvez por isso mesmo todas estejam tão interessadas em desenvolver tecnologias idênticas - embora não saiba até que ponto alguma delas terá neste momento a experiência que o Google tem adquirido com a sua frota de automóveis autónomos a percorrer as estradas.)

1 comentário:

  1. Esperemos que sejam mais intelgigentes a conduzir sozinhos do que os Lexus actuais são a estacionar. Quem tem um Lexus sabe do que falo!

    ResponderEliminar