Não deve haver nada pior do que utilizar um serviço na internet onde agrupam ou criam os vossos próprios conteúdos ao longo de meses ou anos, e depois não terem acesso fácil a tudo isso, quer seja para que tenham um backup guardado num disco local, por motivo de encerramento do serviço (como o Posterous) ou para os usarem como bem entenderem.
Para facilitar essa mesma tarefa, o Google disponibiliza o seu Takeout, que agora passa a contar com dois novos serviços: as páginas do Google+ e o Blogger.
No Google+ já estavam incluidas as opções de exportar o vosso stream e círculos; mas agora passa também a estar disponível a opção de exportarem as vossas "pages" (caso tenham criado alguma, obviamente). No caso do Blogger, a funcionalidade de exportação para XML já estava disponível na própria plataforma, mas no caso de terem vários blogs era necessário visitarem cada um deles separadamente para procederem à sua exportação/backup. Usando o Takeout passa a ser possível fazer o download de todos eles de uma só vez.
Afinal... por muito que se possa confiar na cloud do Google (ou de outros)... nada como ter um backup num disco bem mais perto de nós - sendo que para todos os efeitos, estes são os *nossos* dados, e devemos ter o direito de fazer o que quisermos com eles.
2013/02/19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)