Muitos têm sido os serviços que ao longo dos anos nos vão relembrando que nem na internet as coisas são eternas. Desta vez, cabe ao Posterous encerrar as portas no dia 30 de Abril. Este serviço de blogging vocacionado para a partilha de fotos surgiu em 2008, e quando no ano passado foi adquirido pelo Twitter já se poderia imaginar que o seu futuro poderia tomar outro rumo - rumo que agora se confirma, com o Twitter a pretender absorver certamente alguns os utilizadores que ficarão "desamparados" a partir do final de Abril.
Para os utilizadores do Posterous, o processo a seguir é o de fazer o backups dos seus conteúdos, mas não deixa de ser caricato que um dos fundadores do Posterous tenha optado por criar outra plataforma de blogging, apropriadamente chamada de PostHaven (que se poderá traduzir como "porto seguro para os posts") e que não hesita em exibir na sua página principal coisas como "alguns sites aparecem e desaparecem, este é feito para durar para sempre". Mas para isso terão que desembolsar $5 mensais.
Imagino que alguns utilizadores frustrados com esta situação até se disponham a pagar esse valor para ter uma maior segurança e estabilidade no futuro. Mas pessoalmente, eu ficaria logo de pé atrás perante um qualquer serviço que diz "durar para sempre" e que promete nunca se vender a qualquer outro.
De qualquer forma a ideia é boa... e até prova em contrário, acho que merecem o benefício da dúvida (assumindo que este co-fundador aprendeu com o episódio que agora se passou, e está mesmo disposto a fazer com que nunca se repita).
Pela parte que me toca apenas digo que: nada neste mundo é eterno, e portanto acho que o melhor é encarar que tal como na vida "real", também no mundo digital assistiremos ao nascer, crescimento, e inevitável morte de todos os sites e serviços; que darão lugar a novos sites que tomarão os seus lugares, e que irão mantendo uma internet saudável e dinâmica.
Mas se ficaram assustados, ao pensar o que seria se um gigante como o Google fizesse o mesmo e fechasse o Gmail, não se preocupem! Dificilmente isso aconteceria da forma como aqui acontece com o Posterous. O mais provável é que simplesmente estes serviços tenham uma morte lenta, com os utilizadores a migrarem para outros serviços, e deixando cair em desuso os anteriores. Afinal, foi isso que aconteceu com os sites de email que usava antes do Gmail. E não foi por isso que o mundo acabou.
2013/02/18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)