2013/02/24

Harlem Shake - O novo Fenómeno Viral na Internet


A internet tem destas coisas, de vez em quando algo - sem se perceber bem porquê - espalha-se como um um vírus, tornando-se nos chamados fenómenos "virais". Ainda recentemente tivemos o Gangnam Style, que em poucos meses passou os mil milhões de visualizações no YouTube, e despoletando milhares de réplicas por todo o mundo.

Agora temos outro fenómeno, que poderá ser um pouco mais absurdo, mas que (talvez por isso mesmo), tem também contagiado a internet: o Harlem Shake.

Usando um pequeno excerto de uma música com este nome criada por um artista praticamente desconhecido de nome Baauer, o comediante e video blogger Filthy Frank criou um vídeo onde alguns personagens dançam(?) convulsivamente... e o fenómeno começou.



Por todo o mundo, sucedem-se as recriações deste "Harlem Shake", que vão contagiando tudo e todos - dos artistas mais famosos aos mais absolutos "anónimos", e por cá já há eventos marcados para se tentar fazer o maior Harlem Shake do mundo em Lisboa no próximo dia 2 de Março, enquanto no Porto no mesmo dia se está a organizar o Harlem Shake do fim do mundo.







Ou ainda... os nossos amigos do SAPO que não se sentiram inibidos e juntaram este Harlem Shake ao anterior fenómeno viral neste fantásticos Harlem Shake meets Gangnam Style.




E há até quem se tenha dado ao trabalho de colocar os websites a dançar ao som de Harlem Shake... incluindo o Aberto até de Madrugada.

(Confesso que ontem ainda tentei convencer o pessoal que foi ao habitual meeting mensal a fazer um Harlem Shake... só que depois da Francesinha, ninguém se quis aventurar a abanar-se muito... :)

4 comentários:

  1. A wikipedia tem outro como sendo o original

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles mostram lá a cronologia:

      2013-01-30 22:34: "Filthy Compilation #6 – Smell My Fingers" by Filthy Frank (channel DizastaMusic) uploaded to YouTube[68]
      2013-02-02 15:17: The Sunny Coast Skate's version uploaded[69]
      2013-02-02 17:38: Filthy Frank's version uploaded[70]

      Portanto, considero como "original" o do Filthy Frank, embora o que se tornou famoso seja o "Do the Harlem Shake" que foi o 3º cronologicamente e que penso ser o que é mais apropriado destacar.

      Eliminar
    2. É o que dá ler as coisas na diagonal

      Eliminar
  2. No entanto, acho q a cópia começa a partir deste! :) http://www.youtube.com/watch?v=384IUU43bfQ

    ResponderEliminar