2013/02/12

Parceria Microsoft Nokia - Dois Anos Depois


É assustador pensar como o tempo passa a voar... parece que foi ontem que assistimos a uma aliança improvável, de dois gigantes que se viram ameaçados por uma empresa que ousou entrar num mercado já saturado... e conseguir fazer o "impossível", com um pequeno smartphone chamado Android. Refiro-me à Microsoft e à Nokia, que anunciaram esta parceria há dois anos.

Um ano depois, espreitamos o andamento desta parceria, e concluímos que... ainda não havia muito para ver. Mas, considerando a enorme inércia destes gigantes apanhados de surpresa, podia desculpar-se que iria demorar tempo a reagirem.




Só que entretanto mais um ano passou... e olhando para o mercado, ainda não há muito para ver. Os Windows Phone 8 continuam a ser uma raridade (quantas pessoas conhecem com um?), e parece não haver ainda uma política bem definida quanto ao posicionamento que querem tomar. Isto é... quererem convencer as pessoas de que um topo de gama Windows Phone 8, com características bastante inferiores aos produtos concorrentes, mas com preço idêntico, será uma boa compra.... não vai ser tarefa fácil - e muito menos nesta época de crise que atravessamos.

Será que se justifica dar o benefício da dúvida, e dizer que daqui por um ano, as coisas serão - finalmente - diferentes?

Tendo eu um "fraquinho" pelo Windows Phone e apreciando o seu interface diferente, e achando também que existe lugar para uma alternativa ao iOS e Android, gostaria de poder dizer que sim. Mas pela forma como as coisas têm corrido nos passados anos; aliado à chegada de novos pretendentes a este "terceiro posto" no segmento mobile (Firefox OS, Ubuntu Phone, e claro... os novos BlackBerry)... receio que se não houver um tratamento de choque com grandes mudanças, o futuro me parece cada vez mais sombrio para esta parceria.

... E então se a Microsoft se aventurar a fazer os seus próprios smartphones, ao estilo do que fez com os tablets Surface (e como parece ser a sua intenção), então a coisa ficaria ainda mais tremida.

Pelo sim pelo não, espero bem que algures numa cave secreta nos laboratórios da Nokia, eles tenham alguns modelos Android prontos a lançar... em caso de emergência.

2 comentários:

  1. Cada vez mais eu acho e concordo plenamente de que mais cedo ou mais tarde para salvar a marca e a cada vez menos fama que a marca tem, a Nokia vai lançar um Android com características muito boas ao preço da chuva.. Mas isto é apenas a minha opinião

    ResponderEliminar
  2. receio que se não houver um tratamento de choque com grandes mudanças, o futuro me parece cada vez mais sombrio para esta parceria. ---» Apoiado

    Para mim o windows phone está enterrado ja... Comprei um lumia 610 com o windows phone 7.5, actualizei-o para o 7.8, nada de grandes mudanças... experimentei mexer num WP 8, nao me diz nada... Eu que sempre usei nokia , desta vez tive que mudar de telemovel e de plataforma, que o wp é um desgosto... Sinceramente tenho pena que a nokia nao se lance com android, que assim da proxima vez que eu queira comprar um telemovel, compro um nokia ...

    ResponderEliminar