2013/03/23

Apple Prepara MacBook iOS em Resposta aos Chromebook?


Não passam de deambulações, suposições, ou apenas desejos ou alucinações, mas o que é certo é que há quem acredite que a Apple estará a trabalhar num MacBook iOS que servirá de resposta ao Chromebook do Google. A meu ver... é uma daquelas apostas onde nada se ganha nem nada se perde: tanto é possível que sim, como não.

Por um lado, é certo que neste mundo cada vez mais orientado para os tablets e equipamentos mobile, o regresso a um sistema operativo "desktop" muitas vezes deixa-nos frustrados e sem paciência. Aliando-se isso às recentes alterações que os têm tornado cada vez mais próximos dos sistemas mobile, não seria descabido eliminar o intermediário, e passar a usar efectivamente um sistema operativo mobile.

Por outro lado, um MacBook iOS acabaria por ser um "iPad com teclado anexado"... algo que já muitas pessoas utilizam, e que têm a conveniência acrescida de - caso necessário - possam usar o iPad apenas como tablet e largar o teclado. Num MacBook iOS... isso não aconteceria (a não ser que a Apple entre na moda dos modelos "Transformer").

Será que há realmente mercado para um portátil deste tipo? A Asus parece estar a fazer sucesso com os transformers, ao ponto de muitas outras marcas já terem também avançado com conceitos idênticos. Agora resta saber se a Apple tem a vontade e/ou coragem de fazer o mesmo. Ou se pensa que o iOS deverá continuar a ser um espaço livre de teclados, e direccionar os que os querem para os MacBooks tradicionais.

2 comentários:

  1. Misturar mundos..


    Acredito mais depressa na adição de touchscreen aos mac's.

    ResponderEliminar
  2. Não faz sentido nenhum a Apple se dar ao luxo de neste momento fazer um MacBook iOS.
    Faz sentido sim é a Apple continuar a trilhar a sua rota ideológica em querer unir os dois mundos num só sistema. Já percebemos que o Mac OS X tem herdado imenso da experiência com o iOS, e que o iOS tem imensos conceitos que podem servir o Mac OS X (e alguns já estão em funcionamento, como a Mac App Store, os icones das apps poderem aparecer como são vistos no iOS, etc).

    Penso que na actualiadade, quem melhor, ou melhor dizendo, mais rapidamente o fez, foi a Microsoft com o Windows 8 mas mesmo assim se provou que não levava a lição bem estudada mas agrada-me a ideia da versão Win8 RT, que permite num tablet se ter acesso ao desktop e usar algumas aplicações seriamente.

    Eu acredito que mais do um MacBook iOS, a Apple tem de dotar o iOS nos tablets com algumas habilidades de Mac OS X puras, tal como usar o desktop e o uso de certas apps conforme se as tem no OS X (obviamente que numa situação destas a Apple teria de fazer-se vender de um gadget extra como há no tablet Microsoft Surface, com uma capa a funcionar como teclado e base de rato). Imagino que não haveria nenhum problema em a Apple mudar este conceito e passar sim, ao invés de MacBook iOS, ter um iPadBook Pro. Algo assim por aí...

    ResponderEliminar