2013/03/23

Javascript mais Próximo do Código Nativo com o asm.js


É inevitável que em qualquer discussão entre webapps e programas que corram dentro de um browser usando javascript, e outros feitos em código nativo, se chege a um ponto em que um dos lados relembra que  o desempenho do javascript, por muito que tenha evoluído nos últimos anos, continua a ser bastante "lento". E contra factos... não há argumentos. Ou... será que há?

A equipa do Firefox parece ter conseguido fazer o impossível e, embora não se esteja ainda ao nível das velocidades de execução de código nativo, já começamos a estar bastante perto (relativamente ao que actualmente temos). Se nalgumas operações um browser tradicional pode ser 10 a 20x mais lento a correr código em javascript; usando-se o novo asm.js essa diferença passa a ser apenas de 2x!

Estamos a falar de um salto no desempenho absolutamente incrível, e que virá novamente atiçar a competição entre os diferentes browsers, para que as comparações voltem a ficar um pouco mais equilibradas. Por agora, este Firefox "turbo" está apenas disponível nas versões nightly de desenvolvimento, mas rapidamente estes melhoramentos deverão seguir o percurso até às versões oficiais para todos.

Vai ser interessante ver como a equipa do Chrome reage a isto. :)

2 comentários:

  1. Não percebi o que é que se quer dizer com código nativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Código nativo, referindo-me a programas feitos especificamente numa linguagem que é compilada para correr directamente nos CPUs respectivos.

      Eliminar