2013/03/27
Fibra Óptica oca funciona à Velocidade da Luz
Poderia pensar-se que as comunicações via fibra óptica, com os seus impulsos de luz, são extremamente rápidas... e estaria absolutamente correcto. No entanto, o que se passa é que a luz a viajar sobre um material como o vidro ou plástico tem uma velocidade mais reduzida do que quando atravessa o "ar".
Isso levou estes investigadores a criarem uma fibra óptica oca, que permite que a luz viaje no seu interior sem ter que atravessar o material da própria fibra, e que promete melhoras significativas tanto em termos de velocidades mais elevadas como em latências mais reduzidas. (Se tiverem curiosidade, não se esqueçam do nosso artigo sobre "como funciona a fibra óptica?")
Por incrível que possa parecer, nos tipos de fibra mais comuns, a luz viaja 31% mais lentamente que a sua velocidade no vácuo (de aproximadamente 300 mil quilómetros por segundo). No ar, essa redução é quase insignificante, atingindo 99.7% da velocidade da luz. Nos testes efectuados os investigadores conseguiram atingir os 73 terabits/segundo de transmissão, que se traduz numa melhoria de cerca de 1000 vezes face ao que é possível nas actuais fibras ópticas (a 40Gbits/s).
Afinal sempre parece que será possível termos 1Gigabit de internet em casa sem ficarmos preocupados se os ISPs e a internet aguentarão com a carga. ;)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)