2013/03/28

Fundo de Aquisição Oculus Rift


Foram apresentados em Agosto do ano passado e reavivaram um velho sonho que parecia estar adormecido... os Oculus Rift chegaram ao Kickstarter com a intenção de serem aquilo que sempre se esperou de uns óculos de realidade virtual, mas que nunca tinha sido concretizado convenientemente. Como objectivo de atingirem os 250 mil dólares, depressa se percebeu que este sonho era partilhado por muitos outros, tendo conseguido atingir quase dez vezes mais (2.4 milhões de dólares!)

Eu fui um dos que acreditei nesse sonho, e que não resisti à promessa de uns óculos com alta resolução, a preço relativamente acessível, e que ainda por cima tinham aquilo que nunca outros tinham feito: apresentar um campo de visão verdadeiramente imersivo que proporcionará uma experiência única (espero eu).


Os criadores destes óculos chegaram ao ponto de terem que criar o seu próprio chip de headtracking para terem precisão e velocidade suficientes para minimizar o chamado "lag" que pode originar enjoos neste tipo de sistema... E o que é certo é que quem os tem experimentado diz que embora ainda haja aspectos por limar (este é um produto que é primariamente destinado a developers - sendo que a versão para público deverá seguir-se no próximo ano) a experiência de utilizar uma coisa destas é... transformadora (em jogos que permitam "voar", dizem que até causa vertigens quando se olha para baixo! :)



Vamos ver se realmente é mesmo assim, e se estes Oculus Rift poderão ser os percursores de uma revolução de realidade virtual... que desta vez seja mesmo a sério (e que embora tenha nos jogos uma excelente área a explorar, não se deverá limitar apenas ao entretenimento.)

O custo dos Oculus Rift foi de $335 + $30 dólares... mas ainda falta saber se a "lotaria" da alfândega irá inflaccionar este custo. (Os óculos deverão ser enviados nos próximos dias... e só depois quando chegarem é que saberemos).


[Secção Actualizada - Ponto da situação]

[Fim da Secção]

Actualização: Depois dos testes, os Oculus Rift serão entregues ao Tiago Reganha

Fundo encerrado: mantem-te atento aos próximos fundos de gadgets.


Fundo de gadgets aberto a todos os participantes com morada em território nacional.

2 comentários:

  1. É preciso reforço para obtenção do valor do gadget, ou já conseguiste chegar ao valor final?

    ResponderEliminar
  2. Penso que será necessário reforço... mas deixa ver como corre. :)

    ResponderEliminar