2013/03/28

Terminal do Enlightenment Revoluciona Linha de Comandos


Para a grande maioria dos utilizadores de computadores, o terminal de comando com uma linha de comandos vazia com um cursor a piscar, poderá parecer um autêntico mistério. Um mundo reservado apenas aos "que percebem de computadores", e que conseguem teclado comandos com nomes esquisitos, apresentando resultados ainda mais estranhos e indecifráveis.

Para os utilizadores avançados, o terminal de comando é uma poderosa ferramenta que lhes permite fazer tudo e mais alguma coisa que se possa imaginar, e com a vantagem de não depender de interfaces gráficos, nem da lentidão de navegar por inúmeros menus a seleccionar opções - para não falar nas infinitas possibilidades de automação usando scripts e outros métodos.

No entanto, no Enlightnment, o seu Terminal de comandos (Terminology) parece querer aliar o útil ao agradável... e não abdicando de toda a potência da linha de comandos, adiciona inúmeras novas funcionalidades que serão bastante apreciadas: desde a possibilidade de mostrar imagens e vídeos, ao aceder a conteúdos directamente via URLs; ou até permitindo colocar um vídeo como imagem de fundo e fazer "drag and drop" de ficheiros dentro da janela.

É caso para dizer: os terminais de comandos já não são o que eram! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)