2013/03/28

A Independência da iCloud


Para quem utiliza equipamentos iOS, a iCloud é algo bastante prático e útil. Para pessoas como eu que há muito disseram adeus ao iTunes, o iCloud possibilita que no caso de troca de iPhone possa facilmente fazer um restauro a partir do último backup diário, e ficar com todas as apps, fotos, e demais informação que tinha anteriormente.

Mas, para os developers, a coisa é bem mais complicada, com o serviço iCloud a ser uma autêntica dor de cabeça, cheio de falhas e bugs que - na maior parte dos casos - os faz desistir e optar por outras soluções. Algo que no entanto poderá acabar por ser benéfico... ao promover uma "independência da iCloud" (e de qualquer outro serviço do genéro).

A questão é que um serviço que esteja preso a uma única plataforma se torna numa prisão que não se pode aceitar hoje em dia. Por exemplo, se tiverem um iPhone mas depois optarem por um tablet Android, irão descobrir que a maioria das apps que utilizam no iOS estão igualmente disponíveis para Android... e em muitos casos gostarão de ter as coisas sincronizadas entre ambas. Se estiverem dependentes do iCloud isso será impossível, pois apenas está disponível para dispositivos Apple e para apps fornecidas através da App Store (o que também deixa de fora apps para Mac vendidas "por fora").

É bom ver que as pessoas - a bem ou a mal - começarão a ter cada vez mais consciência do valor dos seus dados e da necessidade de uma interoperabilidade que não os deixe "presos" a uma só marca/serviço. Como bem temos visto recentemente, nada é garantido hoje em dia... e o mínimo que podemos exigir é que quando tal acontece, possamos pegar nos nossos dados e informações e levá-los facilmente para qualquer outro lado.

2 comentários:

  1. Utilizo pouco o iCloud, basicamente sincronização de fotos, apps e definições, inerentes ao iOS. Em termos de conteúdo prefiro o Dropbox, SkyDrive e o Box, todos com sincronização nos desktops e alguns com redundância de ficheiros. São dois objectivos diferentes, eu sei, mas ainda acho que o iCloud prometeu mais do que poderia cumprir.

    ResponderEliminar
  2. Desde que se passou o que se passou com o Google Reader, tudo o que está escrito neste artigo faz-me uma tremenda lógica.

    ResponderEliminar