2013/03/14

Google Remove Apps Anti-Publicidade do Google Play


O Google parece ter decidido escolher o dia certo para chatear milhares de utilizadores. Depois do anunciado fecho do Google Reader, a que se segue são as apps anti-publicidade para Android que existiam no Google Play: o Google está a remover estas apps, e a notificar os criadores de que as suas apps violam as condições do serviço ao "interferirem com o tráfego de outras apps".

Todos sabemos que o Google vive à custa de publicidade, e que estão no seu direito de "desincentivar" o uso de sistemas que eliminem essa publicidade. No entanto, a última palavra deverá caber - sempre - ao utilizador. Considerando-se que por cá temos operadores que acham que 200MB mensais são suficientes para se aceder à internet no smartphone... todo e cada anúncio que se poder evitar ver (e poupar tráfego) será sempre bem vindo.

De qualquer forma, mesmo deixando de estar disponíveis no Google Play o caso desta remoção de Apps acaba por ser menos gravoso do que o do fim do Google Reader. É que aqui os utilizadores poderão facilmente permitir a instalação de apps "de outras origens", e continuar a usá-las instalando-as directamente a partir dos sites dos seus criadores. É algo que poderá ser um pouco mais complicado, mas considerando que este tipo de apps já é essencialmente utilizada por utilizadores mais avançados, certamente não terão dificuldade em fazê-lo.

Por outro lado, esta medida poderá incentivar a que os utilizadores comecem a dar mais confiança às apps externas... e potencialmente tornarem a plataforma Android (ainda) mais susceptível a ataques via trojans, malwares, etc.

4 comentários:

  1. PORRA! Que M*** de dia este...!

    Agora só falta dizerem que vão acabar com o GMail...

    (peço desculpa pelos palavrões, mas raios... O que é demais é demais!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo nao acabou, as apps ainda existem, so nao estao é na playstore...

      Eliminar
  2. bem queria ter estas app no iphone :(

    ResponderEliminar
  3. É triste, mas existem sempre alternativas à Play Store. E pode-se sempre instalar apk's a partir da net e dos nossos PCs.

    ResponderEliminar