2013/03/14

Apple Desvaloriza Android e Samsung


Ainda ontem falávamos do problema de imagem que a Apple está a atravessar, passando de uma empresa que muitos olhavam como inovadora e imbatível a estagnada e antiquada. Não podendo recorrer ao místico "reality distortion field" de Steve Jobs, a Apple opta por tácticas bem mais terra-a-terra: o responsável pelo marketing, Phil Schiller, veio a público desvalorizar os Android e a Samsung, dizendo que o Android é algo que "é dado gratuitamente em troca de telemóveis velhos" e que não pode competir com os iPhone.

Declarações caricatas que surgem precisamente no dia que antecede a chegada do muito aguardado Galaxy S4 da Samsung (que cá em Portugal acontecerá às 23h, e cá estaremos para acompanhar em directo). Para reforçar a ideia de que a Apple não teme o volume dos Android, referiu ainda estatísticas que dizem que a maioria dos utilizadores que se sentem muito satisfeitos com o seu equipmento mobile é muito superior entre os possuidores de iPhones do que os possuidores de Android.

E se até aí ainda se poderia concordar, outras declarações foram certamente menos felizes: quando veio dizer que o iPhone continua a ter o melhor ecrã disponível num smartphone (imagino que para ele o facto de já existirem smartphones com ecrãs HD 720p e FullHD 1080p não conte); e que a concorrência tem optado por fazer smartphones maiores para poder usar baterias de maiores dimensões para oferecer autonomia idêntica à do iPhone.

Resta saber se este senhor realmente acredita naquilo que diz (o que seria grave), ou se está meramente a cumprir com a função que lhe compete, e a seguir a estratégia da marca (que não faria com que tivesse razão, mas seria compreensível).

A bola está agora do lado da Samsung... e vamos lá ver que tal se sairá logo à noite no evento de apresentação do Galaxy S4. Vamos lá ver se consegue criar boas expectativas... ou se acabará por cair no mesmo ciclo da Apple, de se estar a assistir ao evento pensando "é só isto?"


Penso que o público está saturado e cansado de ver sempre as mesmas coisas (apenas mais velozes, com maior resolução, etc.) e quer algo inesperado, maravilhos, e que "os faça sonhar"!

3 comentários:

  1. Quando não se tem argumentos para vencer fala-se mal da concorrência... tenta-se deitar abaixo...
    que vergonha apple...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, também é preciso relembrar que a Samsung já recorreu a tácticas "duvidosas" Anti-Apple, como aquelas em que praticamente chamavam burros a quem comprava iPhones.

      Eles falar que falem... mas pessoalmente gostava que houvesse um pouco mais de ética e "cavalheirismo" entre empresas. Mas talvez seja eu que seja demasiado idealista, e que seja irreal imaginar um mundo onde as empresas se comportassem racionalmente e com ponderação, em vez de apenas e unicamente a olhar para os lucros.

      Eliminar
  2. O Senhor da Apple até tem razão em algumas coisas como por exemplo, que o Android é muito fragmentado e que em boa parte dos casos a experiência de utilização não é a melhor, alias, é nisso que ele fala, em experiência de utilização e não em competição entre eles.
    Na parte que fala dos écrans e da bateria podia ter estado calado.

    ResponderEliminar