2013/03/17

Nexus 7 HD chegará Antes do iPad Mini Retina


Estamos em plena corrida pelos ecrãs de alta-densidade. Se em tempo seria impensável ter ecrãs com densidades que se aproximavam das impressões em papel, hoje em dia já olhamos "de lado" para ecrãs que nos permitam distinguir os pixeis que contêm. Foi precisamente isso que aconteceu com o recente iPad Mini da Apple - que estranhamente manteve um ecrã com a resolução do iPad original, e que saltou à vista de todos os que já tivessem olhado para um iPad 3. Para a próxima geração, espera-se que a Apple já tenha rectificado a situação, e disponibilize um iPad Mini "Retina".

No entanto, isso é algo que poderá acontecer só lá para o final do ano; e antes disso o Google terá oportunidade para refrescar o seu Nexus 7, e fazer também um upgrade ao seu LCD de 7" com 1280x800. Embora não se espere que o Google entre em "loucuras" e coloque no Nexus 7 um ecrã com a resolução do Nexus 10 (2560x1600), será de esperar que no mínimo opte por um ecrã de 1920x1200. Uma resolução inferior à do eventual iPad Mini Retina (2048x1536), mas que já será mais que suficiente para convencer os utilizadores.

Depois, é só esperar que os programas, sites, e tudo o resto, se comecem a adaptar para esta nova realidade que não só é em alta-definição, como é em "alta-densidade". Uma coisa é criar interfaces e conteúdos para ecrãs Full HD que serão vistos na salta de estar a metros de distância, outra coisa é ter essas resoluções em ecrãs que estão a algumas dezenas de centímetros dos nossos olhos em equipamentos mobile.

... E não nos vamos esquecer do ponto igualmente caricato: para quando monitores de secretária que tenham resoluções idênticas a estes tablets? Acho bastante perturbador que a maioria dos monitores de 20-26" tenha apenas a resolução que agora encontramos em smartphones de 5"! (E que dizer então do ecrã do Chromebook Pixel de 12.85" com 2560x1700 pixeis?... Depois de se olhar para isto nunca mais se quer outra coisa! :)

4 comentários:

  1. Venham os LCDs 4K!!!
    A AMD e Nvidia também agradeciam. :)

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que os monitores de secretária não "precisam" de maior resolução, devido à distância a que são usados. Mas seriam sempre bem-vindos.

    ResponderEliminar
  3. O que eu gostava mesmo é que o próximo nexus tivesse um ecrã de 8 polegadas, não gosto do efeito do de 7, demasiado alto e pouco largo. As proporções no iPad mini para mim resulta melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriafix, isso não é função do tamanho. É sim do formato do ecrã, que é 16:9 no Nexus 7 e 4:3 no iPad Mini (e todos os outros também). E isso muito dificilmente mudará, mesmo se o tamanho aumentar.

      Eu também prefiro 4:3 por ser muito mais utilizável tanto na vertical como na horizontal. É mais versátil e mais parecido com o formato de livros e revistas. Mas são muito raros os tablets Android com formato 4:3. Só pequenas marcas os fazem.

      Eliminar