2013/03/17
Apple Explica a "Diferença" de ser iPhone
Realmente... quem os viu e quem os vê. A Apple, que habitualmente parecia estar num universo à parte, e não entrando em guerras publicitárias com os seus concorrentes (melhor dizendo, nem se dava ao trabalho de considerar/admitir que tinha concorrentes) parece agora esta preocupada ao ponto de ter que vir explicar as vantagens do iPhone sobre "tudo o resto".
Uma página onde a Apple exibe os seus argumentos para justificar que o iPhone continua a ser o melhor smartphone da actualidade, com os mais altos índices de satisfação dos clientes; a qualidade de construção e design; o de ser o dispositivo fotográfico mais popular no Flickr; de ter excelente autonomia; etc.
Alguns pontos até poderão estar bem colocados... mas depois há outros que nos fazem perguntar se a Apple estará a par da realidade. A Apple continua a insistir no "retina display" como sendo algo ainda sem comparação na concorrência... Talvez a Samsung lhes deva enviar um S4 para eles acreditarem que temos no mercado smartphones com maior densidade e maior resolução de pixeis (e não só a Samsung, também a Sony, HTC, LG e outros, o poderão fazer - e relembrar à Apple que o seu "fantástico" ecrã retina... nem sequer "HD Ready" é!)
Também falam da Siri como sendo algo "único"... esquecendo-se do facto que o Google Voice Search já pouco ou nada lhe fica a dever (e nalguns aspectos até é superior).
Parece que a Apple já admitiu que a sua "aura mística" realmente está a desaparecer, e já tem que recorrer a lembretes para relembrar aos interessados porque é que deverão escolher um iPhone - mesmo se no processo se esquecem convenientemente de dizer que a concorrência já os superou em muitos aspectos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mal partilhada esta informação. Penso que quem o publicou nao soube ser ambiguo nas opinioes, tirando claro partido e rebaixando a marca que se esta a tentar defender. Penso que opinoes sao direcionadas ao leitor e nunca À propria fonte da noticia. Mais uma questão, Apple é Apple , e iPhone sim, iPhone é algo fabuloso, e unico. É caro? é, paga-se muito a marca? paga-se , mas não é comparavel a nada =) Cumprimentos
ResponderEliminarCom o devido respeito, é caso para lhe perguntar se alguma vez usou o galaxy S 3?...
EliminarTenho ambos e sinceramente, se tiver que prescindir de algum, sem dúvida que irei prescindir do iphone 5.
Na minha modesta opinião, o galaxy S 3 é a prova de que não é necessário pagar tanto para se poder ter melhor!...
O novo galaxy S 4, apesar de desiludir em termos estéticos e nobreza de materiais, pois esperava melhor, como máquina nem o poderemos comparar ao iphone 5... dá-lhe 10-0...
Não sei se segue o blog, mas o autor é utilizador de iphone à uns valentes anos, e bem imparcial a maior parte (quase todas?) das vezes.
EliminarÉ bem verdade... Confirmo...
EliminarAqui nem é questão de ser imparcial ou parcial. Sim, sou utilizador de iPhones desde "sempre", e continua estar bastante satisfeito com ele (tirando aqueles detalhes que vão chateando) - mas posso dizer que o mesmo se aplica aos Android mais recentes. Um Nexus 4 deixa-me também bastante satisfeito, tirando igualmente alguns detalhes.
EliminarO que aqui está em causa é a Apple fazer publicidade verdadeiramente enganadora e tendenciosa - que eu pessoalmente levo a peito por considerar que me estão a chamar de burro.
Custaria assim tanto focarem-se nas vantagens que realmente têm face aos concorrentes, sem que tivessem necessidade de "regar" nos aspectos em que já ficaram para trás?
É isso que critico.
o Iphone e apple apenas são unicos porque criaram um estatuto elitistas. Vivo com varios colegas de trabalho. Uns tem iphone5 e outros galaxy s3. Sinceramente, nos proprietários do S3, até nos rimos dos problemas e complicaçoes que os iphones 5 dão. Do grupo de proprietários do iphone 5, alguns já deram o braço a torcer e admitiram que S3 é bem melhor. A unica coisa que defendo no iphone: " é um optimo telefone para pessoas tecnologicamente limitadas"
EliminarDesde quando um blog não é um espaço de opinião ... essa é boa!
ResponderEliminarQuanto ao artigo, sim, a Apple começa a dar o primeiro passo em perceber que o seu iPhone está a cheirar a mofo e se não dá passos largos para acompanhar o mercado, em breve está na mesma situação que estava antes de voltar a entrar Steve Jobs na empresa. A diferença desta vez é que Steve Jobs já não volta a salvar a empresa.
Vamos lá ver o que faz no iWatch e na Apple TV ... pode ser que esse rumo seja realmente uma nova revolução ... eu, um Android Fanboy, espero mesmo que a Apple dê esse passo ... há que admitir a inovação na forma como ataca o mercado (não nos produtos, porque esses já existiam antes da Apple lhes dar o seu take) foi durante muito tempo o seu forte.
"A Apple, que habitualmente parecia estar num universo à parte, e não entrando em guerras publicitárias com os seus concorrentes"
ResponderEliminarPensei que a Apple tinha lançado uma campanha publicitária, dessas que custam muitos milhares de milhões, deste tipo: http://tech.fortune.cnn.com/2012/11/29/samsung-galaxy-apple-marketing/
Afinal limitou-se a actualizar a sua página na internet onde faz a promoção dos seus produtos. Ser zurzida por causa disso acho um perfeito disparate.
Fazer publicidade aos seus produtos, claro que sim, está plenamente no seu direito.
EliminarDistorcer as coisas (como no caso do "Retina") é que me parece completamente desnecessário e absurdo - para além de indirectamente insinuar que o "público" é cego e/ou burro.
Já faz lembrar a apresentação do iPad mini, a dizer que a sua área permitia ter muito mais área de visão que os mini-tablets concorrentes... como se ter um ecrã maior com menor resolução permitisse ver mais conteúdos que um ecrã com menos 1" e maior resolução.
Ninguém tira os méritos à Apple naquilo que fez, e tem feito, bem. Mas isso em nada impede criticar aquilo que tem feito mal. (E o mesmo se aplica a toda e qualquer outra marca e produto).
Então o ecrã retina display é o que não se vêem os pixels, por pessoas com boa visão, estando o ecrã a uma distância considerada normal e com uma inclinação considerada normal ?
EliminarOu - é um ecrã com um conjunto de características, sendo essa a mais destacada em termos de marketing, de certos equipamentos Apple ?
Não vejo nenhum erro na Apple dizer "o nosso ecrã é retina display e mais ninguém o fabrica". Por acaso a Samsung alguma vez disse que fabricava ou ia fabricar ecrãs retina display ? Chama-lhes Amoled, Super Amoled, etc, mas não lhes chama "retina display".
"Retina Display is a brand name used by Apple for liquid crystal displays which they claim have a high enough pixel density that the human eye is unable to notice pixelation at a typical viewing distance"
EliminarNão confundir tecnologia do ecrã (LCD, AMOLED, etc) com "retinas" ou densidades. No caso do retina display, foi "vendido" como sendo um ecrã com densidade suficiente para que se deixassem de notar os pixeis.
Todos os principais fabricantes (Samsung, LG, Sony, HTC) têm neste momento equipamentos com ecrãs que igualam e superam a densidade dos ecrãs da Apple.
Portanto, que cada um tire daí as suas conclusões quanto ao facto da Apple ser a "única" com ecrãs "Retina".
Bem que a Apple é a única com ecrãs Retina é inquestionável, porque registou o nome Retina como marca comercial :)
Eliminarhttp://www.patentlyapple.com/patently-apple/2012/12/us-patent-trademark-office-grants-apple-registered-trademarks-for-retina-game-center-icon.html
Agora, se para comparar ecrãs de smartphones - se é "retina" ou não - se tem em consideração só a densidade dos pixels, ou se se leva em consideração também a nitidez, brilho e e "naturalidade" das cores, é com cada um, porque, em rigor, não há qualquer definição.
Mas continuo sem perceber a tua indignação quanto ao anúncio da Apple:
"O ecrã Retina do iPhone inaugurou a era dos ecrãs com super-alta resolução. A sua densidade de pixels é tão alta que o olho não consegue distinguir pixels individuais. As imagens e as palavras são incrivelmente vivas e nítidas. Tudo simplesmente parece tão real. Na verdade, depois de você ver uma tela Retina, nunca está satisfeito com nada inferior. No entanto, continua a ser uma característica encontrada apenas no iPhone e noutros produtos da Apple".
A tónica está nos pixels (não me parece, dada a referência a o "iPhone inaugurou a era" ) ou nas "imagens e palavras incrivelmente vivas e nítidas" ?
Por acaso não estás a confundir um anúncio com outra coisa qualquer ? Um anuncio é para promover a venda dos produtos próprios ou os da concorrência ? Tem direito, dentro de certos limites, a "puxar a brasa à sua sardinha" ou não ? Em alguns posts tenho alguma dificuldade em perceber se estás a criticar a Apple ou a publicidade de um modo geral.
Critico aquilo que me parece ser tratar o público (eu incluido) como burros. Não é exclusivo da Apple (quantas vezes tenho eu chamado a atenção para o completo abuso dos trafegos "ilimitados" dos operadores?).
EliminarNo caso do Retina da Apple, a coisa é idêntica. Sim, os ecrãs são bons... mas uma coisa foi há 3 anos quando inauguraram a era da "alta-densidade" com o iPhone 4, outra coisa é 3 anos depois, quando a concorrência já passou por eles e os deixou a milhas de distância a nível da resolução.
Que eles gabem os produtos dele, tudo bem, estão no seu direito. Mas fazerem de conta que a concorrência não os passou nesse aspecto... é que não me parece boa política (como disse, até se parecem esquecer de referir que ao contrário dos concorrentes, o seu "fantástico" Retina Display nem sequer se pode gabar de ser... HD.)
Mas é "retina"! É o que importa! :)
Fartei-me de rir com o retina display .hahaha :-D peço desculpa de antemão, mas isso só mostra bem a que tipo de público a Apple quer impressionar/atingir...cego/burro/ignorante. Apesar de ser utilizador Android, sei reconhecer as coisas boas que a Apple, contudo algumas enumeradas na página são mesmo de rir.
ResponderEliminarAlguma vez isso tinha de acontecer.
ResponderEliminarContinuar a dizer que "existem dois tipos de telefones, o iPhone e o resto", é conversa antiga e não faz jus à realidade actual.
Eu não me considerando um Fan-boy, sempre tive Android, não porque sou a favor da Google mas sim porque o Android sempre foi mais ao encontro daquilo que espero de um terminal que anda comigo 24h por dia. A personalização, a falta de monotonia, a expansibilidade, etc.
Reconheço que o iPhone é um belo equipamento, é fluido, é bonito, mas não é o único. Actualmente não faz mais, nem melhor, faz diferente, mas o resultado é semelhante.
Mais, desde a saída do iPhone que sempre que vou trocar de telefone pondero sempre a sua aquisição, mas acabo por ir parar à concorrência. Ora foi o HTC Magic, no início do ano passado foi o Galaxy Nexus. E enquanto as políticas da Apple continuarem cerradas e geridas por pessoas com duas talas nos olhos e que apenas olham em frente sem ver o que se passa à sua volta, acho que vai continuar assim.
Se a Apple fosse mais permissiva (atenção que não estou a dizer, desleixada), mais aberta e receptiva ao que o utilizador de Android efectivamente deseja, conseguia sem dúvida alguma cativar o típico utilizador de Android. Conseguia certamente cativar-me! Neste campo posso falar de todo o tempo em que quem queria ter a mesma APP no iPhone e no iPad teria de efectuar a sua compra duas vezes, ou até posso falar do facto de que se eu quiser desenvolver uma APP para iOS, sou obrigado a usar o SO que não uso, no qual não sou fluente, só por causa disso mesmo.
Acho que, nos tempos que correm, que tais coisas são completamente ridículas!
As vendas do iPhone 5 foram boas mas não espectaculares, e a Apple já percebeu que Vai ter de mudar a fórmula das atualizações porque cada vez mais o público está bem informado e não vai em campanhas enganosas.
ResponderEliminarO Android em termos de estabilidade,fluidez, programas, qualidade construção, não é superior a um iPhone mas é um mundo em termos de funcionalidades. Dificilmente voltarei ao iPhone nos próximos tempos, se está matriz se mantiver. São demasiadas limitações para um hardware tão bom.
A apple faz-me lembrar a Nokia...
ResponderEliminar