2013/04/02

A Trabalheira de uma Brincadeira do Google para o 1 de Abril



Como devem ter reparado, o Google não deixou passar o dia 1 de Abril sem umas brincadeiras - muitas, para dizer a verdade. E numa altura em que milhões de utilizadores ainda estão magoados com o anúncio do encerramento do Google Reader - que o Google diz não ter utilizadores suficientes (mas que tem feito com os serviço concorrentes ganhem 3 milhões de novos utilizadores em apenas duas semanas) - muitos levantam a voz criticando todo o empenho que foi colocado na elaboração destas brincadeiras do dia 1 de Abril.

Veja-se a trabalheira que deu fazer esta brincadeira do mapa do tesouro no Google Maps.


É certo que são coisas que são feitas por carolice, e por pessoas que nem terão nada a ver com o Google Reader... mas, não deixa de transmitir uma imagem um pouco arrogante do Google: de que enquanto termina serviços que eram muito apreciados por milhões de utilizadores, com a desculpa da falta de utilizadores e da necessidade de se focarem nos serviços que "importam"; por outro lado não tem qualquer problema em deixar que se brinquem com coisas de interesse muito mais reduzido, apenas para o dia das mentiras.

Por muito ridículo que possa parecer... estaremos a chegar ao ponto em que o Google terá que aprender com a Apple sobre a melhor forma como lidar com os seus clientes?

6 comentários:

  1. Anónimo2/4/13 21:01

    A Google tem um dia de 'trabalho' em que os empregados se dedicam aos seus próprios projetos. Já pensaste que a maioria das brincadeiras que a Google faz podem vir daí? Ou seja, nada tem a ver com os projetos Google oficiais.

    ResponderEliminar
  2. Pois... encarei estas brincadeiras com um "meh"... Depois da outra "brincadeira" com o Reader, vão ter que fazer muito mais, como por ex. voltar atrás na decisão de o encerrar...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho é que estamos a chegar ao ponto em que as pessoas que usufruíam de um serviço gratuito deviam perceber que a Google não é um serviço de caridade mas uma empresa e ultrapassarem a dor do Reader ir fechar.
    Já cansa este constante bater no ceguinho. Usem outros serviços para agregar RSSs que não faltam por aí.

    Ah, 3 milhões de utilizadores são "amendoins".

    ResponderEliminar
  4. Carlos escreveste mal produto ("seus clientes") ]:>

    ResponderEliminar
  5. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
    O reader é o reader. Na minha opinião, a Google ainda tem que fazer mt asneira para perder o meu apoio (gmail, google apps, drive, blogger, youtube, android, nexus, FONIX!) enquanto companhias como a apple "inventam" um novo porta-chaves e pensam logo em cobrar 20€ (e acabam a cobrar 40€).

    E sinceramente, isto levou um designer um dia a fazer. Não vamos ser mesquinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estava a ser um pouco cínico. Mas, dificilmente terá sido "um dia" de trabalho de "um só designer" considerando que:

      "I designed a handful of landmarks that served as a guide to other Googlers that were kind enough to contribute their time to the project. I believe that we ended up with 175+ landmarks, only 20 of which were designed by myself"

      Mas como disse... não é por o Google decidir fechar algo que os milhares de funcionários terão que ficar de "luto" e deixar de fazer as coisas a que achem piada - ou que os restantes serviços do Google continuem a ser úteis e indispensáveis. (Mas por outro lado, somos também livres para lhes relembrar o erro que é o encerramento do Reader! ;P)

      Eliminar