2013/04/26

Ecrã do Galaxy S4 vs S3 e iPhone 5


Depois de ontem termos abordado a questão do ecrã do Galaxy S4 continuar a usar o padrão pentile, hoje temos um teste bem mais científico e exaustivo que compara o SuperAMOLED FullHD do S4 com ao ecrã do anterior S3 e também do iPhone 5.

Como seria de esperar, a Samsung tem melhorado todos os aspectos que haveria para melhorar, e o ecrã do Galaxy S4 revela-se... excelente. Com uma reprodução de cor de nível "profissional" (quando se selecciona o modo movie ou photo), e algumas particularidades interessantes, como o facto do modo de controlo de brilho automático ser capaz de atingir luminosidades bem mais elevadas do que em modo manual - ideal para quando se está no exterior, mas assim evitando que os utilizadores a possam ter activas de forma contínua e gastar a bateria "rapidamente".

Para referência, enquanto o LCD do iPhone gasta 0.74W de forma uniforme, independentemente do que é mostrado no ecrã, no caso do SuperAMOLED do S4, os valores variam entre 0.70W para imagens "médias", mas podendo ir para o dobro: 1.5W no caso de um ecrã completamente a branco. (Daí ser recomendável optarem por temas e backgrounds o mais escuros possíveis.)

A 441ppi, uma pessoa com visão perfeita necessita olhar para o ecrã a uma distância inferior a 20cm para conseguir distinguir os pixeis individuais - e por isso penso que se chegou a um ponto em que será desnecessário continuar a aumentar ainda mais a densidade (a não ser para ecrãs para uso específico em certas áreas).

Vamos esperar por um teste científico que ponha também à prova os mais recentes ecrãs LCD FullHD dos modelos concorrentes (o do iPhone 5 foi considerado de referência quando saiu, mas desde então também muito se evoluiu - esperara-se).

2 comentários: