2013/04/25

Ecrã do S4 vs HTC One


Era inevitável. Mesmo na mais recente geração de smartphones com ecrãs FullHD capazes de fazer trocar os olhos a qualquer utilizador, iria haver sempre alguém que não deixaria passar despercebido o facto da Samsung continuar a utilizar um SuperAMOLED com padrão pentile no seu novo Galaxy S4, e que quando posto ao lado de um LCD FullHD como o do HTC One... mostra que... era tempo da Samsung passar a usar os SuperAMOLED Plus e não "poupar" nos subpixeis.

... Claro que isto são sempre discussões subjectivas e *relativas*. Com a densidade de pixeis que temos nestes equipamentos, este tipo de diferenças passará despercebida à maioria dos utilizadores. E não podemos também esquecer as vantagens dos AMOLED em termos de contrastaste, cor (mesmo que muitas vezes sejam exageradas face ao que seria desejável), tempo de resposta, e economia (quando se usa imagens com fundo a preto).

Não me parece que alguém baseie a sua decisão final entre um S4 e um HTC One ou Xperia Z baseado unicamente neste factor penalizando o padrão pentile (pelo contrário... até acredito que haja quem dê preferência ao S4 por ter um ecrã SuperAMOLED em vez de LCD). Mas, ainda assim... vamos lá pedir à Samsung que resolva a questão de uma vez por todas, e da próxima vez nos dê um ecrã com os subpixeis todos, como já provou que sabe fazer com o seu SuperAMOLED Plus.


12 comentários:

  1. Se alguem me quiser dar um, tanto aceito o S4 como o HTC! :P

    ResponderEliminar
  2. não é "a maioria" é a todos estas diferencas estão muito para alem do que a visão humana consegue ver, podem ver difrenças de cor ou saturação, mas pixels ??? diferenças no AA não ninguém consegue ver isso a olho nu.


    Disclamer eu trabalho em iconografia sei um bocadinho disto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te poderei dizer depois de olhar para estes FullHD ao vivo. :)

      Nos anteriores posso garantir-te que à distância de utilização normal notava bem as diferenças entre amoleds pentile e LCD. E nem era preciso muito, bastava olhar para linhas horizontais/verticais com um pixel de altura.

      Eliminar
    2. sim porque estava na area de def humana pentile aproximadamente reduz o ppi em 1/3 portanto deveria ser possível notar, para os ppi's que se falam para fulHD uma linha de um pixel é simplesmente invisível.

      Eliminar
    3. As coisas não são assim tão directas. Penso que se meteres uma linha a branco (iluminada) de 1 pixel num fundo a preto vai continuar a ser perfeitamente visível.

      (Mas tenho um S4 quase a chegar, e nada como um teste prático! :)

      Eliminar
    4. sim é visivel em termos de luminosidade mas para alem da capacidade do teu olho distinguir por exemplo a diferença entre esta e duas de 0.5 alpha... o teu olho ou de qualquer um simplesmente faz blur disso..
      as duas linhas pareceram excatamente iguais a olho nu...

      Disclamer uma das minhas atividades inclui tirar fotos a diversos ecrãs para avaliar diferenças.

      Eliminar
  3. não é "a maioria" é a todos estas diferencas estão muito para alem do que a visão humana consegue ver, podem ver difrenças de cor ou saturação, mas pixels ??? diferenças no AA não ninguém consegue ver isso a olho nu.


    Disclamer eu trabalho em iconografia sei um bocadinho disto....

    ResponderEliminar
  4. Vamos ser práticos, a olho nú (de alguém com grande acuidade visual) qual é a diferença?

    ResponderEliminar
  5. Já li de tudo nos sites de tecnologia desde processadores, ecrãs, pixéis e diabo a sete. Acontece que nunca vi, nem vejo, testes ao som dos aparelhos. Parece, desculpem-me o termo, que os analistas são todos surdos. Caso estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela parte que me toca, realmente o som é das coisas menos decisivas num equipamento mobile, já que por norma o som acaba por ser inevitavelmente separado entre o "mau/menos mau" (usando o som das colunas do proprio aparelho) ao "mau/mediano" (usando os earphones fornecidos com eles).

      Quem se preocupa com o som certamente irá dar uso a headphones/earphones/docks/colunas/etc. que acha adequados... e por isso mesmo, acaba por ser irrelevante o que se disser do som do mesmo.

      Se há marca que tem feito algum esforço nisso, é a HTC, que ao menos no ONE colocou duas colunas apontadas para a frente, ao contrário do que muitos outros fazem na traseira do aparelho... apontando para longe do "destinatário" (e que fica tapada quando se pousa o aparelho em qualquer lado).

      Mas... imagino que algures na internet existam alguns sites que se dediquem a esmiuçar a parte sonora dos smartphones. É questão de - quem se preocupar com esse aspecto - googlar por isso.

      Eliminar
    2. Carlos Martins, obrigado pela resposta. Acontece que eu nunca em tempo algum uso auscultadores ou similares. Apenas o som natural dos aparelhos, sejam PC, tablets ou smartphones. E como eu há imensa gente que faz o mesmo. Por isso era bom fazer o teste do som a todos os aparelhos. Som é fundamental. Pelo menos para mim. Cumps.

      Eliminar
  6. O padrão samsung peca sim...
    Ah!, mas nem um olho nú vai conseguir ver isso...
    - Eu não precisei de nenhum telescopio, microscopio, etc. Para ver o preço acima de R$ 2,000,00.
    (sei que aqui, a gente "vive com o preço Brasil")
    Mas é inrelevante um smartphone desse nivel usar o padrão "LIXO"
    e a interface "touch Lixo". Essa ultima que leva o usuario deste smartphone, a fazer um mini curso para utiliza-la...
    Sem falar que ela é muito desajeitada.
    "Samsung não pensa nos cosumidores"

    ResponderEliminar