2013/04/20

Ecrã Saltitante Acompanha Olhar enquanto se Corre


Se alguma vez tentaram ler algo enquanto corriam, certamente saberão que a tarefa é bastante mais complicada do que quando se pára. É um dos fenómenos que complica a vida a quem tentar ler enquanto corre numa passadeira no ginásio, e que agora está a ser alvo de estudo por um grupo de investigadores da Universidade de Purdue. Estes investigadores criaram um sistema que permite que o texto apresentado no ecrã acompanhe o movimento de sobe e desce de um corredor, mantendo o texto alinhado pelo seus olhos.

Se pensam que é demasiado trabalho apenas para facilitar a vida a quem corre nos ginásios, interessará referir que este tipo de sistema poderá ser aplicado a outras situações onde seja vital ler informações da forma mais eficiente possível e onde potencialmente até podem estar em risco vidas humanas, como por exemplo um piloto a voar no meio de uma tempestade. (Ou então... conseguir ler o que está no ecrã do computador de bordo de um automóvel a circular nas nossas estradas esburacadas... a não ser que que seja um Citroën DX, e a sua suspensão hidropneumática. :)

... O que vale é que com o Google Glass a chegar, todo este tipo de coisas se tornarão desnecessárias, assumindo que o ecrã consegue ficar "estável" na cabeça de uma pessoa a correr.

[via Gizmodo]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)