2013/04/30

Facebook explica Processamento de Linguagem no Graph Search


Use-se ou não o Facebook, o Graph Search é uma ferramenta poderosíssima que nos permite obter resultados com filtros complexos usando linguagem natural. Se para um especialista em bases de dados seleccionar um grupo de utilizadores que more na cidade "X", que goste da banda "Y", e que tenha mais de 20 anos é algo que não apresentaria dificuldades; o desafio está em colocar essa versatilidade ao alcance de qualquer pessoa usando termos naturais.

Com o Graph Search podemos escrever exactamente aquilo que desejamos procurar, e na grande maioria das vezes o sistema é capaz de interpretar aquilo que queremos e apresentar os resultados desejados. Agora o Facebook veio revelar o processo que acontece por trás das cenas para interpretar uma frase em linguagem natural e transformá-la em algo que tenha significado para um computador.

Este tipo de processamento terá uma importância cada vez maior no futuro, à medida que os interfaces vão evoluindo de forma a se tornarem mais humanos: como se pode antever por coisas como a Siri da Apple, ou o Google Voice search. A paciência para que sejamos nós a adaptar-nos às necessidades dos computadores é cada vez mais reduzida, e o que se pretende é que sejam eles a adaptar-se às nossas necessidades. E isso passa por fazê-los compreender aquilo que escrevemos ou dizemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)