2013/04/16

Firefox OS em Portugal e Brasil em Junho


Parece que por vezes compensa ser visto como um país de "terceiro mundo" (mesmo que alguns se iludam que lá por estarmos na Europa e no Euro, fazemos parte do mesmo clube). A Mozilla quer atacar inicialmente nestes mercados com o seu Firefox OS, e isso faz com que Portugal esteja na linha da frente para receber este novo sistema operativo mobile.

Em Junho a Mozilla quer lançar o Firefox OS na Venezuela, Brasil, Polónia, Espanha e Portugal.

Embora se possa pensar que o panorama mobile já está bastante saturado (entre Android, iOS, Windows Phones, Blackberry), o que é certo é que todos eles continuam a sofrer de um grave problema: de serem plataformas "fechadas"!

Isso é algo que começará a ser cada vez mais notório assim que os utilizadores começarem a saltitar de plataforma e se depararem com a triste realidade: "Então... mas se eu já comprei estas apps no iOS, agora vou ter que pagar por elas novamente no meu novo Android?" (ou vice-versa, ou aplicável a qualquer outra combinação de Apps).

O Firefox OS poderá mudar esse paradigma, ao aproximar-nos de um futuro onde a web seja o núcleo central e unificador de todos os conteúdos e serviços. Tal como hoje em dia podemos visitar a mesma página web quer estejamos a usar um browser no Windows, ou no OS X, ou em Linux, ou num smartphone, porque não aplicar o mesmo conceito às Apps?

Era algo que eu imaginava que ainda iria demorar muitos anos, mas que com a chegada do Firefox OS começo a pensar que poderá estar para mais cedo do que julgava. Ainda bem... penso que todos temos a ganhar com isto.

2 comentários:

  1. E qual vai ser o preço de um telemóvel com este sistema operativo?
    Muito sinceramente a mim pouca diferença faz se é android ou outra coisa qualquer. Mudam umas coisas mas na prática vai dar tudo ao mesmo.
    Para mim o mais importante quando escolho um aparelho novo é a bateria e o preço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão ser preços económicos... (Nem outra coisa fazia sentido para entrarem nestes mercados que eles querem entrar.)

      Imagino que consigam ser coisas para os 100 e poucos euros:
      http://abertoatedemadrugada.com/2013/02/tmn-aposta-no-firefox-os.html

      Eliminar