E quando estamos a usar outros equipamentos wireless que usam as mesmas frequências, como bluetooth ou ZigBee... a coisa complica-se ainda mais, com o WiFi a saturar completamente o espectro disponível e a impossibilitar comunicação por essas vias. Mas talvez haja solução para isto...
Na Universidade do Michigan, investigadores criaram o GapSense - um sistema que faz do WiFi um standard bem mais comportado, que é capaz de sinalizar quando vai transmitir dados e deixar alguns "espaços" livres no meio do seu stream de dados para que outros sistemas continuem a poder comunicar de forma eficaz.
Para além desta vantagem o GapSense tem também vantagens para os próprios equipamentos WiFi, permitindo reduzir o consumo energético em cerca de 44% ao reduzir as velocidades do receptor, e o transmissor a enviar um sinal de pré-aviso para que este fique atento apenas quando está prestes a receber dados.
Considerando que estamos num mundo cada vez mais "wireless" e onde sistemas como o WiFi, ZigBee, Bluetooth e outros se vão multiplicando nas nossas casas, parece-me que se torna inevitável que algo deste tipo seja implementado... e quanto mais cedo melhor!
O wifi analyser parece mais completo :)
ResponderEliminarou inSSIDer (http://www.metageek.net/products/inssider/)
ResponderEliminar